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Document Type: Monografia
Title: Token universitário por meio de Blockchain
Authors: Oliveira, Walan Marcel Teles
Issue Date: 14-Oct-2019
Advisor: Silva, Gilton José Ferreira da
Co-advisor: Macedo, Hendrik Teixeira
Resumo : Blockchain é uma tecnologia distribuída emergente que oferece um meio confiável e seguro para realização de transações entre participantes sem confiança entre si e que estão dispersos numa rede P2P em larga escala. Como numa forma de incentivo aos alunos universitários continuarem realizando as atividades das matérias em que eles obtiveram boas notas, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de acúmulo dos pontos extras que "sobrarem" nas disciplinas na forma de um token utilitário de blockchain, o Ludicoin, para poderem ser usados em outras disciplinas. Esse token foi implementado numa rede de blockchain baseada na plataforma Ethereum. Também foi feita a validação da proposta do produto e suas regras de negócio a partir um questionário usando a escala Likert. A arquitetura do sistema consiste em uma aplicação web que, através de um provedor para a API Web3.js, submete transações e chamadas a serem processadas pelos contratos inteligentes contidos na blockchain. Esses contratos inteligentes, confeccionados utilizando a linguagem de programação Solidity, contêm a implementação do token Ludicoin e das regras de negócio da aplicação. O projeto faz uso das tecnologias MetaMask, que faz gerenciamento da conta Ethereum do usuário, e Infura, que faz acesso a nós remotos de redes públicas Ethereum. A aplicação web foi implementada em React e se comunica com a blockchain utilizando a API Web3.js. Ademais, este trabalho de conclusão de curso apresenta uma revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos que envolvem blockchain e é realizado um mapeamento sistemático sobre as aplicações dessa tecnologia na área de educação, onde são analisados 22 trabalhos relevantes - somando artigos e patentes - dos 120 encontrados. Este mapeamento apresenta aplicações em diversos setores do sistema educacional, tais como registro de histórico e certificações acadêmicas, método de recompensar os alunos, forma de compartilhamento de material didático garantindo os direitos autorais, sistema de aprendizado personalizado, entre outros. Por fim, o sistema produzido neste trabalho foi bem-sucedido em realizar as funcionalidades necessárias para o cumprimento da proposta, utilizando a rede Ethereum pública de teste Rinkeby. Os resultados do questionário indicam que há grande aceitação da proposta do projeto, porém as regras de negócio ainda precisam ser refinadas de modo que sejam satisfatórias para alunos e professores, e possam causar um impacto maior no desempenho dos estudantes. Como trabalhos futuros, são sugeridas a aplicação do sistema em turmas universitárias, a implantação do sistema em uma rede de blockchain privada e a implementação de novas regras para concessão de Ludicoins.
Abstract: Blockchain is an emerging distributed technology that provides a reliable and secure means for conducting transactions between participants who do not trust each other and dispersed on a large-scale P2P network. As a way to encourage university students to keep performing the activities of the courses in which they obtained good grades, this work shows the development of a system of accumulation of the extra credits that remained unused in the courses, in the form of a blockchain utility token, the Ludicoin, to be used in other courses. This token was implemented in a blockchain network based on the Ethereum platform. Plus, the product proposition and its business rules were validated through a questionnaire using the Likert scale. The system architecture consists of a web application that, through a provider for the Web3.js API, submits transactions and calls to be processed by the smart contracts contained in the blockchain. These smart contracts, which are built on Solidity programming language, contain the implementation of Ludicoin token and the business rules of the application. The project makes use of the following tools: MetaMask, which manages the user’s Ethereum account, and Infura, which accesses remote nodes on Ethereum public networks. The web application was implemented in React and communicates with the blockchain by using the Web3.js API. This bachelor’s thesis also presents a bibliographical review about the main concepts regarding blockchain and a systematic mapping is carried out regarding the applications of this technology in the area of education, where 22 relevant works of the 120 works found - counting articles and patents - are analyzed. This mapping presents applications in various sectors of the educational system, such as registering academic records and certifications, methods of rewarding students, teaching material sharing that ensures copyright, personalized learning system, among others. Finally, the system produced in this work succeeded in delivering the functionalities necessary for the fulfillment of the proposal, using the Rinkeby public test Ethereum network. The results of the questionnaire indicate that there is a wide acceptance of the project proposal, but its business rules still need to be refined so that they are satisfactory to students and teachers, and may have a greater impact on student performance. Recommended future work includes the application of the system in university classes, the deployment of the system in a private blockchain network and the implementation of new rules for granting Ludicoins.
Keywords: Engenharia de computação
Ensino de engenharia de computação
Blockchain
Criptomoeda
Contratos inteligentes
Tokens
Educação
Blockchain
Cryptocurrency
Smart contracts
Tokens
Education
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DCOMP - Departamento de Computação – Engenharia de Computação – São Cristóvão - Presencial
Citation: Oliveira, Walan Marcel Teles. Token universitário por meio de Blockchain. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação de Engenharia de Computação) – Curso de Engenharia de Computação, Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12497
Appears in Collections:Computação

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