Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12513
Document Type: Dissertação
Title: A fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no mocambo
Authors: Correia, Fernando Barbosa Oliveira
Issue Date: 23-Feb-2017
Advisor: Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Resumo : Esta dissertação tem como objetivo geral compreender a fotografia, sua produção e leitura, como dispositivo metodológico voltado à construção do conhecimento geográfico, segundo uma pedagogia dialógica no ensino de geografia nas turmas do 9° e do 1° ano do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio, localizado no povoado Mocambo, em Porto da Folha/SE. O estudo está baseado em uma abordagem descritiva, apoiado no método de pesquisa qualitativa, através da pesquisa-intervenção e da observação participante, configurando-se como estudo de caso. Foram realizadas previamente oficinas fotográficas para orientar e fomentar o debate junto aos estudantes. No segundo momento, os estudantes foram instigados a fotografarem o espaço que vivenciam na comunidade. Depois, com suas fotografias em mãos, os autores as legenderam e dialogaram coletivamente sobre elas, associando as narrativas visuais, textuais e orais. Por fim, realizamos entrevista com o professor de geografia objetivando compreender como se dá o uso da fotografia em sala de aula, bem como seu papel como recurso didático didático-pedagógico. As considerações finais apontam para a necessidade de repensarmos o uso da fotografia em sala de aula, ainda muito restrito à sua função de representação ilustrativa e pouco reflexiva. Além disso, concluímos que a fotografia, através de um diálogo coletivo, pode produzir discursos com base em conhecimentos geográficos, pertinentes ao programa curricular de geografia. Nesse sentido, a fotografia quando utilizada de forma potencial, em um contexto dialógico, pode ser vista como como uma aliada no processo de ensino e aprendizage, na medida em que ela auxilia no conhecimento do espaço geográfico.
Abstract: This dissertation aims to understand photography, its production and reading, as a methodological device of a dialogical pedagogy in geography teaching in the 9th and 1st year classes of the Quilombola State College May 27, located in the village of Mocambo, in Port of the Leaf / SE. The present research work seeks to make reading from the photographic look that students have about their community. The study is based on a descriptive approach, supported by the qualitative research method, through intervention research and participant observation, forming itself as a case study. Previous workshops were held to guide and encourage debate. In the second moment, students were encouraged to photograph the space they experience in the community. Later, with their works in hand, the authors subtitled their photographs and dialogued collectively about them, associating the visual, textual and oral narratives. Finally, we conducted an interview with the geography teacher aiming to understand how the use of photography in the classroom, as well as its role as didactic-pedagogical didactic resource. The data collected through interview, observation and textual, visual and oral narratives have their method of analysis inspired by Bardin, seeking significance of the content, making it possible to go beyond what is not latent in the message. The final considerations point to the need to rethink the use of photography in the classroom, still very restricted to its illustrative and unreflective function. In addition, we conclude that photography, through a collective dialogue, can produce discourses about geographic knowledge, pertinent to the curriculum of geography. In this sense, photography, when used in a potential way, can be seen as an ally in the teaching and learning process.
Keywords: Educação
Ensino
Fotografia
Aprendizagem
Ensino de geografia
Mocambo (Porto da Folha, SE)
Construção do conhecimento
Espaço geográfico
Education
Construction of knowledge
Photography
Geographic space
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: CORREIA, Fernando Barbosa Oliveira. A fotografia como dispositivo na construção do conhecimento geográfico: a experiência no mocambo. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12513
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO_BARBOSA_OLIVEIRA_CORREIA.pdf8,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.