Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12692
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: O uso da música no ensino aprendizagem de língua inglesa: análise do discurso de resistência nas músicas de Bob Marley
Authors: Silva, Moacir Domingos da
Issue Date: Aug-2019
Resumo : O uso de músicas no ensino de língua inglesa é uma ferramenta que contribui para a aprendizagem de forma lúdica. Nesse contexto, as músicas de Bob Marley têm ainda o diferencial de oportunizar um debate a respeito de questões raciais, pós-coloniais e relativas ao discurso de resistência, temas que se materializam nas composições como palavras de ordem chamando para a mobilização social. Esse trabalho tem o objetivo de enfocar as principais categorias e procedimentos da Análise do Discurso que podem subsidiar a análise de letras de músicas para se utilizar em aulas nas quais se possam trabalhar o letramento crítico explorando os temas, a teia de significados e os efeitos de sentido que caracterizam o discurso de resistência do reggae. O procedimento de análise apresentado tem como base o método desenvolvido por Pêcheux (2002), que propõe o entrecruzamento momentos de análise descritiva da estrutura e de análise interpretativa das estratégias discursivas na busca por se compreender os efeitos de sentidos da mensagem e, ou, narrativa que faz do texto um acontecimento discursivo. A metodologia inclui reflexões sobre a tensão que se dá entre a descrição e interpretação e a respeito do gesto de interpretação que realiza a relação do sujeito com a língua e com a história.
Keywords: Formação de professores
Análise do discurso
Discurso de resistência
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: SILVA, M. D. O uso da música no ensino aprendizagem de língua inglesa: análise do discurso de resistência nas músicas de Bob Marley. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 373-388.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12692
Appears in Collections:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoMusicaEnsinoLinguaInglesa.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.