Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12692| Document Type: | Trabalhos em Eventos |
| Title: | O uso da música no ensino aprendizagem de língua inglesa: análise do discurso de resistência nas músicas de Bob Marley |
| Authors: | Silva, Moacir Domingos da |
| Issue Date: | Aug-2019 |
| Resumo : | O uso de músicas no ensino de língua inglesa é uma ferramenta que contribui para a aprendizagem de forma lúdica. Nesse contexto, as músicas de Bob Marley têm ainda o diferencial de oportunizar um debate a respeito de questões raciais, pós-coloniais e relativas ao discurso de resistência, temas que se materializam nas composições como palavras de ordem chamando para a mobilização social. Esse trabalho tem o objetivo de enfocar as principais categorias e procedimentos da Análise do Discurso que podem subsidiar a análise de letras de músicas para se utilizar em aulas nas quais se possam trabalhar o letramento crítico explorando os temas, a teia de significados e os efeitos de sentido que caracterizam o discurso de resistência do reggae. O procedimento de análise apresentado tem como base o método desenvolvido por Pêcheux (2002), que propõe o entrecruzamento momentos de análise descritiva da estrutura e de análise interpretativa das estratégias discursivas na busca por se compreender os efeitos de sentidos da mensagem e, ou, narrativa que faz do texto um acontecimento discursivo. A metodologia inclui reflexões sobre a tensão que se dá entre a descrição e interpretação e a respeito do gesto de interpretação que realiza a relação do sujeito com a língua e com a história. |
| Keywords: | Formação de professores Análise do discurso Discurso de resistência |
| ISSN: | 2236-2061 |
| Is part of: | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
| Language: | por |
| Institution: | LINC/UFS |
| Citation: | SILVA, M. D. O uso da música no ensino aprendizagem de língua inglesa: análise do discurso de resistência nas músicas de Bob Marley. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 373-388. |
| License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12692 |
| Appears in Collections: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| UsoMusicaEnsinoLinguaInglesa.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
