Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12699
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Proposta pedagógica com ênfase nas identidades sociais de raça em materiais para o ensino de línguas adicionais
Authors: Rodrigues, Daiane Santos
Issue Date: Aug-2019
Resumo : Este trabalho pretende apresentar uma proposta didática com ênfase na valorização de identidades sociais de raça. Partindo do pressuposto de que há uma deficiência em algumas disciplinas para abordarem em sala de aula temáticas relacionadas sobre gênero, feminismo negro, erotização da mulher e valorização identitária. É relevante que os estudantes considerem as aulas de línguas adicionais como fórum de discussão sobre culturas e identidades, como também, pensem e reconheçam que há uma diversidade de gêneros e de raças em seu meio social, assim como a igualdade de direitos. Temos como embasamento teórico estudiosos como: Carvalho (2015); Barros e Costa (2012); Hall (2006); Matos (2011); Moita Lopes (2003); Silva (2006); Ferreira (2012) e Walsh (2009), e destacamos que os professores de línguas adicionais saibam complementar os materiais didáticos e elaborem uma proposta pedagógica que contemple a valorização identitária e que seja próxima à realidade dos alunos. A metodologia deste trabalho é de cunho qualitativo e de base interpretativista, os resultados foram adquiridos através da elaboração do material com aplicação na sala de aula, os quais apontam que as aulas de línguas adicionais proporcionam debates construtivos e contribuem para formação de cidadãos críticos e agentes do meio em que vivem.
Keywords: Identidade social
Raça
Materiais didáticos
Ensino de línguas
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: RODRIGUES, D. S. Proposta pedagógica com ênfase nas identidades sociais de raça em materiais para o ensino de línguas adicionais. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 280-289.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12699
Appears in Collections:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaPedagogicaIdentidadesSociais.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.