Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12702
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Charge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguas
Authors: Menezes, Talita Santos
Leal, Vanesca Carvalho
Issue Date: Aug-2019
Resumo : Os textos multimodais apresentam-se, cada vez mais, na contemporaneidade, em que formas inovadoras de comunicação, através de recursos visuais como a imagem e o verbal, se fundem e constroem novos sentidos. Assim, a palavra escrita passa a ser apenas parte da mensagem. Dessa forma, o estudo objetiva discutir a contribuição da charge (texto multimodal) para o processo de ensino e aprendizagem de línguas, pois é um texto que atinge um vasto público, envolve caricaturas de personagens e objetiva ironizar acontecimentos da atualidade. Para isso, propõe-se uma sequência didática, tendo como elemento motivador uma charge intitulada “Desigualdades sociais”. Os procedimentos para a elaboração dessa sequência foram baseados na proposta de Freire (2007). Este estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que reúne pressupostos teóricos defendidos por Barbosa (2015), Dionisio (2011), Kress e Leeuwen (2006 [1996]), Rojo (2008; 2009; 2012), Santos, Castro e Silva (2017), entre outros. Os resultados do trabalho apontam para as potencialidades da charge como recurso didático-pedagógico e mostram que, através dos elementos multissemióticos, esse gênero pode servir de apoio em atividades de leitura e escrita, em análises discursivas e ideológicas, bem como em discussões sobre problemas sociais e políticos do país.
Keywords: Charge
Multimodalidade
Ensino de línguas
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: MENEZES, T. S.; LEAL, V. C. Charge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 243-257.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12702
Appears in Collections:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ChargeEmFoco.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.