Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa
Authors: Jesus, Matheus Ferreira de
Issue Date: Aug-2019
Resumo : Amparado pela concepção de pesquisa heurística (MOUSTAKAS, 1994), este trabalho é uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. Seguindo o método da fenomenologia da educação (REZENDE, 1990), analisam-se as impressões de graduandos, bolsistas e voluntários de iniciação à docência (ID) acerca do significa fazer parte do Pibid. Os dados foram levantados por meio de questionários, os quais mapearam as diferentes causas e relações de influências, considerando as dimensões do sentido existencial, da essência do fenômeno e de sua indeterminação e polissemia característica. Interpretam-se os dados sob o prisma da hermenêutica fenomenológica (IFA, 2015; SEIBT, 2012), partindo do conceito heideggeriano de ser-no-mundo para compreender como o sujeito afeta o mundo e vice-versa, objetivando discutir como a manifestação da influência causada na formação inicial é determinada pela troca de experiências e o caráter colaborativo do programa, sendo esse o primeiro passo para que os membros se percebam enquanto professores em formação.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Formação inicial de professores de inglês
Fenomenologia da educação
Hermenêutica
Formação de professores
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: JESUS, M. F. Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 193-206.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706
Appears in Collections:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NotasPrematuridadeDocente.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.