Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa |
Authors: | Jesus, Matheus Ferreira de |
Issue Date: | Aug-2019 |
Resumo : | Amparado pela concepção de pesquisa heurística (MOUSTAKAS, 1994), este trabalho é uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. Seguindo o método da fenomenologia da educação (REZENDE, 1990), analisam-se as impressões de graduandos, bolsistas e voluntários de iniciação à docência (ID) acerca do significa fazer parte do Pibid. Os dados foram levantados por meio de questionários, os quais mapearam as diferentes causas e relações de influências, considerando as dimensões do sentido existencial, da essência do fenômeno e de sua indeterminação e polissemia característica. Interpretam-se os dados sob o prisma da hermenêutica fenomenológica (IFA, 2015; SEIBT, 2012), partindo do conceito heideggeriano de ser-no-mundo para compreender como o sujeito afeta o mundo e vice-versa, objetivando discutir como a manifestação da influência causada na formação inicial é determinada pela troca de experiências e o caráter colaborativo do programa, sendo esse o primeiro passo para que os membros se percebam enquanto professores em formação. |
Keywords: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Formação inicial de professores de inglês Fenomenologia da educação Hermenêutica Formação de professores |
ISSN: | 2236-2061 |
Is part of: | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Language: | por |
Institution: | LINC/UFS |
Citation: | JESUS, M. F. Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 193-206. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706 |
Appears in Collections: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NotasPrematuridadeDocente.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.