Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12707
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Relatos de identidades bi/multi/trans/linguajantes: uma experiência pedagógica |
Autor(es): | Halu, Regina Celia Peixoto, Ricardo Nascimento, Maria Fernanda Lemes do |
Data do documento: | Ago-2019 |
Resumo: | Realizada pela professora e por dois alunos de uma disciplina de Linguística Aplicada, no curso de Letras Inglês da UFPR, a experiência pedagógica apresentada enfoca as reflexões sobre suas relações com as línguas que haviam aprendido, explorando os conceitos de conhecimento, realidade e língua, estranhando e familiarizando-se com diversos termos relativos aos diferentes status, usos e funções das línguas. Apoiada em uma proposta de Canagarajah (2014) e nas reflexões de Garcia e Wey (2014), a experiência utilizou narrativas de letramento para permitir a reflexão sobre suas experiências com diferentes línguas e suas possíveis tensões linguístico-identitárias. As narrativas foram objeto de análise, nela considerando as consequências que podiam advir da tentativa de assumir identidades multilíngues ou translíngues nas comunidades das quais eram participantes. Ao final, foram levantadas as consequências pessoais e pedagógicas tanto para a professora quanto para os alunos. O processo todo envolveu a escrita colaborativa de um artigo abordando os relatos, os conceitos teóricos e os questionamentos linguístico-identitários. |
Palavras-chave: | Multilinguismo Translinguismo Identidade Narrativas |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | HALU, R. C.; PEIXOTO, R..; NASCIMENTO, M. F. L. Relatos de identidades bi/multi/trans/linguajantes: uma experiência pedagógica. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 171-192. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12707 |
Aparece nas coleções: | V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelatosIdentidadesBiMultiTransLinguajantes.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.