Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12741
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Discutindo sobre as oportunidades de rompimento na repetição de práticas pedagógicas de professores em formação
Autor(es): Araújo, Izilda Santos
Souza, Marlene de Almeida Augusto de
Data do documento: Ago-2019
Resumo: Somos influenciados pelos diversos grupos que participamos ao longo de nossas vidas, inclusive nas escolas, cursos e universidades em que estudamos. As práticas dos professores em formação tendem a ser parecidas com as práticas dos docentes que eles tiveram ao longo de sua vida escolar em um movimento dialético e contínuo. Algumas discussões teóricas em cursos de formação de professores e nas licenciaturas podem contribuir no processo de reflexão dos estudantes sobre suas futuras escolhas didáticas e no rompimento com um possível ciclo de repetição pedagógica, contribuindo para uma formação de cidadãos autônomos e críticos. Este trabalho é o resultado de uma investigação qualitativa feita por uma estudante de licenciatura de Letras Português e Inglês e bolsista do PIBIC, que objetivou identificar quais seriam as experiências vivenciadas antes e durante o curso de Letras Português-Inglês que seus colegas, como professores em formação, fazem referência quanto ao processo de se tornarem professores e quais são os sentidos construídos por eles em relação a tais experiências. Teve como aporte teórico e bibliográfico alguns autores como Freire (1996) e Monte Mór (2013); bem como uma entrevista semiestruturada aplicada em alunos de Letras Português e Inglês da Universidade Federal de Sergipe.
Palavras-chave: Professor em formação
Reflexão
Construção de sentidos
Práticas pedagógicas
Formação de professores
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: ARAÚJO, I. S.; SOUZA, M. A. A. Discutindo sobre as oportunidades de rompimento na repetição de práticas pedagógicas de professores em formação. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 64-76.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12741
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiscutindoOportunidadesRompimentoRepeticao.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.