Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12833
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: O novo amanhecer da ocupação: uma narrativa fotoetnográfica de uma reintegração de posse
Authors: Santana, Diego Bragança de
Issue Date: Apr-2018
Resumo : O presente artigo tem por objetivo enunciar as tensões sociais envolvidas em um processo de reintegração de posse sucedido na região periférica da cidade de Aracaju, Sergipe. As cenas desta narrativa antropológica foram construídas sob o olhar da fotoetnografia, de modo que os registros de imagem se entrecruzam com as falas que constroem o texto, nos dando acesso amplo a memória dos sujeitos observados e suas respectivas processualidades, considerando o tempo e espaço em que os mesmos estão inseridos, onde a auto-representação, através de seus enquadramentos e selfies, cristalizam as relações entre movimentos sociais e o Estado. Os acontecimentos e elos interpessoais emergem, elucidando como são constituídas as configurações operacionais de embate social através do engajamento, militância, associativismo, lideranças comunitárias, experts, mídia, partidos e políticos. Sendo assim, esses dados nos dão o vislumbre de considerações para repensarmos categorias analíticas socioantropológicas imbricadas na composição etnofotográfica em circunstancias bastante peculiares e conflitantes. A Sociologia da Imagem e Antropologia Visual são reveladas nesta leitura através dos registros fotográficos feitos por profissionais e suas câmeras e por amadores com seus celulares. Como consequência, esses dois olhares sobre o outro, acabam estabelecendo diferentes concepções: para quem está dentro das barricadas e para quem está fora delas.
Keywords: Sociologia
Fotoetnografia
Auto-representação
Movimentos Sociais
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: SANTANA, D. B. O novo amanhecer da ocupação: uma narrativa fotoetnográfica de uma reintegração de posse. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12833
Appears in Collections:GT02 - Dinâmicas de Poder e Práticas Políticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativaFotoetnograficaPosse.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.