Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12837
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Os governadores sergipanos, pós-redemocratização do Brasil: modalidades de inserção, processo de recrutamento e investimentos na formação de carreiras políticas
Authors: Bomfim, Fagner dos Santos
Issue Date: Apr-2018
Resumo : Este periódico faz parte de um estudo mais extenso, apresentado em uma monografia no curso de graduação em Ciências Sociais Bac. (UFS), que teve como objetivo central apresentar uma análise sobre as modalidades de inserção, os processos de recrutamento e investimentos nas carreiras políticas dos governadores sergipanos, eleitos no período pós-redemocratização do Brasil. De forma mais específica, investigamos os recursos sociais (escolares, profissionais e políticos) fundamentais que se destacam e que foram e são valorizados para a ocupação da posição de destaque no maior cargo eletivo dentro do estado de Sergipe: Governador. São analisadas aqui as carreiras dos 05 (cinco) governadores eleitos democraticamente – João Alves Filho, Antônio Carlos Valadares, Albano do Prado Pimentel Franco, Marcelo Déda Chagas e Jackson Barreto de Lima. Metodologicamente, utilizando-se da história de vida como uma técnica de captação de dados sobre os repertórios biográficos desses políticos, buscamos assim, articular pesquisas de cunho histórico e tratamento sociológico, visando promover um estudo dos princípios e critérios de seleção de uma elite política, que se define, sobretudo, pela construção de suas carreiras profissionais, somando-se ao recurso eletivo: o voto. Nessa construção, elites políticas e grupos profissionais, formalizam a construção teórica e relacional de instituição de uma carreira profissional, onde os seus atores tornam-se os políticos profissionais.
Keywords: Sociologia
Elites políticas
Recursos sociais
Carreiras políticas
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: BOMFIM, F. S. Os governadores sergipanos, pós-redemocratização do Brasil: modalidades de inserção, processo de recrutamento e investimentos na formação de carreiras políticas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12837
Appears in Collections:GT02 - Dinâmicas de Poder e Práticas Políticas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GovernadoresSergipanosPosRedemocratizacao.pdf239,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.