Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13007
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Reflexões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à luz do pensamento sociológico
Authors: Oliveira, Bruna Marquezine de
Caetano, Andrews Veikman Nunes
Souza, Marcelo Pereira
Issue Date: Apr-2018
Resumo : Este trabalho propõe dialogar com os aspectos sociológicos que dinamizam o território da educação brasileira. Buscar-nos-emos identificar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB os aspectos sociológicos que se materializam nos processos de integração da sociedade com a escola, sugerindo uma reflexão à luz de uma educação que se adequa às necessidades do aluno e não a lógica de um aluno servindo aos interesses de um modelo de escolarização. Para tanto, à vista do embasamento cabível, o currículo escolar, bem como sua base nacional comum, serão postos em tela para discorrer sobre a analogia em nível de concretude do interesse social no bojo do ambiente de ensino. Além disso, os processos sociais de ensino e aprendizagem e as relações sociais que se articulam com os processos educativos serão apontados como elementos desmistificadores do pensamento sociológico no cenário da educação brasileira. Como conclusões deste trabalho, espera-se pontuar a construção do ser social proposto pela LDB, estendendo-se as reflexões aos benefícios e limitações do modelo socioeducacional no que versa sobre a produção social no âmbito do ensino. A metodologia utilizada para este estude foi à revisão de literatura, na qual foram consultadas obras de autores representantes da educação, da sociologia da educação, além do marco legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Keywords: Sociologia
Educação escolar
LDB
Sociologia da educação
ISSN: 2526-3013
Is part of: Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: OLIVEIRA, B. M.; CAETANO, A. V. N.; SOUZA, M. P. Reflexões sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à luz do pensamento sociológico. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13007
Appears in Collections:GT06 - Pensamento Social e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexoesLeiDiretrizesBasesEducacaoNacional.pdf208,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.