Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13043
Tipo de Documento: | Tutorial |
Título : | Tutorial de produção de histórias em quadrinhos digitais no smartphone usando o aplicativo comic & meme creator |
Autor : | Valadares, Nice Vânia Machado Rodrigues |
Fecha de publicación : | 31-may-2019 |
Director(a): | Schlindwein, Ana Flora |
Resumen: | Este tutorial tem o objetivo de apresentar, aos docentes e demais interessados, um suporte pedagógico, um material de apoio, sobre como produzir Histórias em Quadrinhos Digitais (HQs) no smartphone através do uso de aplicativos, mais especificamente, o Comic & Meme Creator. Este tutorial é resultado de um trabalho desenvolvido durante o curso de Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS) ofertado pela Universidade Federal de Sergipe, cuja denominação é: “Leitura e Produção de Histórias em Quadrinhos Digitais através do uso do Smartphone”. Foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a inserção das Histórias em Quadrinhos Digitais no ambiente escolar, uma vez que, o atual contexto social e educacional assim o exige. Diversas pesquisas produzidas no Brasil mostram a importância da implementação de HQs no ambiente escolar. O trabalho citado anteriormente é um exemplo de pesquisa que traz resultados positivos no âmbito da leitura e escrita, estimula o alunado no processo de aquisição de conhecimentos, desenvolvendo competências e habilidades, além de tornar prazeroso o processo de ensino-aprendizagem. A presença das novas tecnologias da comunicação e informação fez surgir um novo perfil de leitor e produtor de textos, adaptado ao movimento das telas, à velocidade das imagens, imerso em relações síncronas e assíncronas da comunicação, um indivíduo dinâmico, que interage a todo instante, com seus pares e com os equipamentos eletrônicos. Esse novo cenário acaba exigindo dos indivíduos competências necessárias para usar as informações estrategicamente, de maneira crítica e dinâmica. Essas mudanças possibilitam aos indivíduos sua imersão em multimodalidades e recursos multimidiáticos. A escola pode possibilitar essa imersão através da utilização do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), smartphone e aplicativo, que juntos, promovem a construção de HQs Digitais. Diante desse contexto atual, que envolve as tecnologias e as convergências das mídias, o docente a fim de inserir seu alunado nessa nova realidade, poderá, por meio desse tutorial, desenvolver atividades que ajudem os alunos a criarem HQs Digitais, tornando, portanto, as aulas mais dinâmicas, atuais, que despertam o interesse e potencialidades dos alunos. Nesse tutorial, busca-se, de forma didática, explicitar caminhos e mostrar as ferramentas disponíveis no aplicativo, explicando suas funções de forma clara, como meio de ajudar aos docentes a colocar em prática atividades pedagógicas, que tenham o objetivo de facilitar o processo de produção de Histórias em Quadrinhos Digitais em sala de aula.O aplicativo foi criado com o objetivo de possibilitar a produção de Histórias em Quadrinhos e Memes online ou offline. Foi desenvolvido por Muhammad Imran, tem o tamanho de 90,5 MB, e está classificado na categoria de entretenimento. Disponível no idioma inglês, sendo a versão mais atualizada a 4.1. O aplicativo possibilita o compartilhamento das produções com os amigos, colegas, professores, entre outros. Explicitar-se-á agora as etapas de início da produção das HQs Digitais. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Histórias em quadrinhos Multimodalidade |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Es parte de: | Leitura e produção de histórias em quadrinhos digitais : uma proposta de uso do smartphone |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13043 |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NICE_VÂNIA_MACHADO_RODRIGUES_VALADARES-Tutorial.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.