Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13289
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Contribuições do Programa Residência Pedagógica para o ensino de língua portuguesa no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite |
Autor : | Barros, Ana Carolina Silva Silva, Andréa de Souza Souza Neto, Antônio Félix de Santos, Endriele de Jesus Carvalho, Fernanda Lima, Graziele Thainá Maciel Andrade, Guaraci de Santana Marques Ribeiro, Kaio Victor dos Santos Santos, Liliane de Jesus Santos, Maria Camila Melo dos Menezes, Mirla Laiara de Matos Martins, Wisllany Santos |
Fecha de publicación : | feb-2020 |
Resumen: | O presente trabalho possui o objetivo principal de levantar uma reflexão acerca das contribuições do Programa Residência Pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos do 1º ano A e dos 2º anos do Ensino Médio em Tempo Integral do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação das sequências didáticas para o trabalho com leitura de diversos gêneros textuais e produção de textos autorais. Sendo assim, desenvolveu-se uma proposta de ensino através da elaboração e posterior utilização de quatro sequências didáticas para a produção escrita dos seguintes gêneros textuais: poema, conto, crônica e anúncio publicitário institucional. Portanto, com o intuito de minimizar as dificuldades dos alunos em ler e escrever, planejamos atividades dinâmicas que foram apresentadas na culminância de um projeto de intervenção denominado “Residência literária: imaginar e escrever”, por meio do qual foi possível apresentar, valorizar e divulgar, de forma significativa, os textos produzidos pelos próprios alunos. |
Palabras clave : | Gêneros textuais Língua portuguesa Residência pedagógica Sequências didáticas Ensino de língua portuguesa |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Es parte de: | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma : | por |
Institución: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13289 |
Aparece en las colecciones: | RP Português (São Cristóvão) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RP_Portugues_Prof_Antonio_SC_2.pdf | 197,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.