Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13289
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Contribuições do Programa Residência Pedagógica para o ensino de língua portuguesa no Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite
Autor : Barros, Ana Carolina Silva
Silva, Andréa de Souza
Souza Neto, Antônio Félix de
Santos, Endriele de Jesus
Carvalho, Fernanda
Lima, Graziele Thainá Maciel
Andrade, Guaraci de Santana Marques
Ribeiro, Kaio Victor dos Santos
Santos, Liliane de Jesus
Santos, Maria Camila Melo dos
Menezes, Mirla Laiara de Matos
Martins, Wisllany Santos
Fecha de publicación : feb-2020
Resumen: O presente trabalho possui o objetivo principal de levantar uma reflexão acerca das contribuições do Programa Residência Pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para os alunos do 1º ano A e dos 2º anos do Ensino Médio em Tempo Integral do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação das sequências didáticas para o trabalho com leitura de diversos gêneros textuais e produção de textos autorais. Sendo assim, desenvolveu-se uma proposta de ensino através da elaboração e posterior utilização de quatro sequências didáticas para a produção escrita dos seguintes gêneros textuais: poema, conto, crônica e anúncio publicitário institucional. Portanto, com o intuito de minimizar as dificuldades dos alunos em ler e escrever, planejamos atividades dinâmicas que foram apresentadas na culminância de um projeto de intervenção denominado “Residência literária: imaginar e escrever”, por meio do qual foi possível apresentar, valorizar e divulgar, de forma significativa, os textos produzidos pelos próprios alunos.
Palabras clave : Gêneros textuais
Língua portuguesa
Residência pedagógica
Sequências didáticas
Ensino de língua portuguesa
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma : por
Institución: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13289
Aparece en las colecciones: RP Português (São Cristóvão)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RP_Portugues_Prof_Antonio_SC_2.pdf197,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.