Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Práticas de letramento na sala de aula: a atuação do Programa Residência Pedagógica na Escola Municipal 30 de Agosto em Itabaiana(SE)
Autor : Almeida, Crislaine Passos
Lima, Elizabeth dos Santos
Fontes, Jessica dos Anjos
Jesus, Jessica Sousa de
Almeida, Letícia Moniele Andrade de
Santos, Marcela Rodrigues dos
Nascimento, Maria da Vitória Silva
Nogueira, Rebeca
Oliveira, Roselusia Teresa de Morais
Lima, Wilce Mari Souza
Fecha de publicación : feb-2020
Resumen: O presente trabalho tem o objetivo de socializar os fundamentos teórico-metodológicos do projeto de ensino intitulado "Leitores e Leitoras: livros, memórias e experiências", vinculado ao Programa Residência Pedagógica (RP), e articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As propostas elaboradas e as experiências vivenciadas foram desenvolvidas pelo núcleo de Pedagogia em parceria entre o Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e a Escola Municipal Trinta de Agosto, situada na cidade de Itabaiana (SE). As ações pedagógicas tiveram como principal objetivo o desenvolvimento do letramento em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, o trabalho em foco teve como suporte os Gêneros Textuais, como um meio de potencializar as habilidades de produção coletiva e despertar o interesse pela leitura e escrita, considerando a realidade do aluno, suas memórias e vivências. Logo, para o êxito das metodologias aplicadas, o planejamento foi de grande importância, uma vez que nos permitiu ter uma melhor visão do projeto, da organização e estruturação das ações propostas e das metas alcançadas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de práticas inovadoras, atentando-se, por sua vez, para as necessidades dos discentes.
Palabras clave : Práticas de ensino
Gêneros textuais
Letramento
Memórias
Leitura
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma : por
Institución: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13309
Aparece en las colecciones: RP Pedagogia (Itabaiana)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RP_Pedagogia_Prof_Roselusia_ITA_3.pdf304,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.