Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13356
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Re-significando a prática docente na EAD por meio do PIBID UFS Biologia: desafios e conquistas na Escola Rural 13 de Maio N. Sra. da Glória, SE
Autor : Resende, Deise da Silva Lima
Araújo, Ionas Santos
Rosa, Maria Clea da Cunha
Santos, Roseane dos
Souza, Samira Silva
Santos, Vanessa Melo
Almeida, Ismael de
Storti-Melo, Luciane Moreno
Fecha de publicación : feb-2020
Resumen: O presente trabalho aborda a questão da importância do programa PIBID na formação de professores. O referido projeto trata-se de um avanço na educação do nosso país, uma vez que é a primeira vez que ocorre em nosso estado a atuação de licenciando dos cursos EAD nesse programa. Não bastasse isso, o programa está sendo desenvolvido em uma escola rural do município de Nossa Senhora da Glória/SE, que nunca recebeu um programa de iniciação à docência. Nesse trabalho, destacamos a realização de uma feira de ciências nessa comunidade escolar, cujo tema foi AGROIDEIAS, abordando temas que estão presentes no cotidiano desses alunos, tais como: leite, milho, mandioca, galinha caipira, ovos e feijão. A escola possui seis turmas de ensino fundamental maior, com isso, cada turma apresentou um tema, com a parceria das seis bolsistas envolvidas no projeto. Foi possível perceber nesse projeto elementos importantes que precisam permear o ensino nas escolas: a contextualização e a aprendizagem significativa, de modo a re-significar a prática docente. O aluno precisa perceber que os conteúdos a serem estudados partem da sua realidade e, assim, podem atuar de maneira positiva no meio, modificando atitudes e melhorando a qualidade de vida. O PIBID é um programa que muda a realidade da escola e dos futuros docentes.
Palabras clave : Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Ensino a distância (EaD)
Escola rural
Feira de ciências
Contextualização
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma : por
Institución: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13356
Aparece en las colecciones: PIBID Biologia (São Cristóvão)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.