Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13356
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Re-significando a prática docente na EAD por meio do PIBID UFS Biologia: desafios e conquistas na Escola Rural 13 de Maio N. Sra. da Glória, SE |
Autor : | Resende, Deise da Silva Lima Araújo, Ionas Santos Rosa, Maria Clea da Cunha Santos, Roseane dos Souza, Samira Silva Santos, Vanessa Melo Almeida, Ismael de Storti-Melo, Luciane Moreno |
Fecha de publicación : | feb-2020 |
Resumen: | O presente trabalho aborda a questão da importância do programa PIBID na formação de professores. O referido projeto trata-se de um avanço na educação do nosso país, uma vez que é a primeira vez que ocorre em nosso estado a atuação de licenciando dos cursos EAD nesse programa. Não bastasse isso, o programa está sendo desenvolvido em uma escola rural do município de Nossa Senhora da Glória/SE, que nunca recebeu um programa de iniciação à docência. Nesse trabalho, destacamos a realização de uma feira de ciências nessa comunidade escolar, cujo tema foi AGROIDEIAS, abordando temas que estão presentes no cotidiano desses alunos, tais como: leite, milho, mandioca, galinha caipira, ovos e feijão. A escola possui seis turmas de ensino fundamental maior, com isso, cada turma apresentou um tema, com a parceria das seis bolsistas envolvidas no projeto. Foi possível perceber nesse projeto elementos importantes que precisam permear o ensino nas escolas: a contextualização e a aprendizagem significativa, de modo a re-significar a prática docente. O aluno precisa perceber que os conteúdos a serem estudados partem da sua realidade e, assim, podem atuar de maneira positiva no meio, modificando atitudes e melhorando a qualidade de vida. O PIBID é um programa que muda a realidade da escola e dos futuros docentes. |
Palabras clave : | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Ensino a distância (EaD) Escola rural Feira de ciências Contextualização |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Es parte de: | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma : | por |
Institución: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13356 |
Aparece en las colecciones: | PIBID Biologia (São Cristóvão) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Biologia_Colegio13deMaioNSGloria.pdf | 435,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Biologia_Colegio13deMaioNSGloria-Apresentacao.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Biologia_Colegio13deMaioNSGloria-Video.mp4 | 4,46 MB | MPEG | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.