Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13577
Tipo de Documento: Sequência didática
Título : Possibilidades para sensibilização ambiental por meio de práticas pedagógicas
Autor : Santos, Gilberto Jacó Carvalho
Fecha de publicación : 2020
Director(a): Carvalho, Márcia Eliane Silva de
Resumen: Através da sequência didática, o produto técnico elaborado apresenta sugestões aos docentes que trabalham no ensino médio. As propostas pedagógicas aqui descritas podem ser utilizadas em outros níveis da educação básica por não se tratar de um produto fechado, mas sim de um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam a participação dos discentes frente aos problemas socioambientais apresentados. Portanto, esta sequência didática é subsidiada nas práticas pedagógicas proposta aos discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis – BA, para identificar as problemáticas ambientais do açude Pindorama, localizado entre os municípios de Heliópolis e Cícero Dantas – BA, o qual se encontra degradado principalmente por falta de ações conscientes por parte da população. Dessa maneira, a sequência didática inicia com uma palestra sobre Educação Ambiental na unidade escolar com a participação dos discentes e docentes. Em seguida realizadas oficinas do método de aplicação do Protocolo de Avalição Rápida e de Cartografia. Dando sequência, foram realizadas saídas técnicas para observações dos problemas socioambientais e entrevista aos moradores.
Através da sequência didática, o produto técnico elaborado apresenta sugestões aos docentes que trabalham no ensino médio. As propostas pedagógicas aqui descritas podem ser utilizadas em outros níveis da educação básica por não se tratar de um produto fechado, mas sim de um conjunto de práticas pedagógicas que estimulam a participação dos discentes frente aos problemas socioambientais apresentados. Portanto, esta sequência didática é subsidiada nas práticas pedagógicas proposta aos discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, localizado no município de Heliópolis – BA, para identificar as problemáticas ambientais do açude Pindorama, localizado entre os municípios de Heliópolis e Cícero Dantas – BA, o qual se encontra degradado principalmente por falta de ações conscientes por parte da população. Dessa maneira, a sequência didática inicia com uma palestra sobre Educação Ambiental na unidade escolar com a participação dos discentes e docentes. Em seguida realizadas oficinas do método de aplicação do Protocolo de Avalição Rápida e de Cartografia. Dando sequência, foram realizadas saídas técnicas para observações dos problemas socioambientais e entrevista aos moradores.
Palabras clave : Ciências ambientais
Educação ambiental
Barragens e açudes
Recursos hídricos
Revitalização
Prática pedagógica
Sequência didática
Idioma : por
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13577
Aparece en las colecciones: Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GILBERTO_JACO_CARVALHO_SANTOS-SeqDidatica.pdf347,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.