Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13633
Tipo de Documento: Monografia
Título : Isolamento de Mycoplasma spp.no sertão sergipano
Autor : Jesus Neta, Maria Francisca de
Fecha de publicación : 20-jul-2020
Director(a): Campos, Ana Claudia
Resumen: No presente trabalho são apresentadas as atividades realizadas,durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) no Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli da Faculdade Pio Décimo, no Consultório Veterinário Clínica do Rancho e no Hospital Veterinário Prof. Ivon Macêdo Tabosada Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nos meses de julhoa dezembro de 2019, totalizando uma carga horária de 632horas, como requisito para conclusão do curso de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campusdo Sertãoe obtenção do título de Bacharela em Medicina Veterinária.Objetivou-se comestetrabalho,descrever as atividades desenvolvidas no período do ESO e a casuística clínica e cirúrgicaacompanhada, bem como relatar um estudo produzido ao longo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),a partir doisolamento de Mycoplasmaspp.em caprinos com sinais clínicos de agalaxia contagiosa, no estado de Sergipe.Oestudofoi realizado em uma propriedade rural domunicípio de Porto da Folha-SE.Foram coletadasamostrasde leite de29animaise de 36amostras foram coletadas amostras desangue, inclusive de animais que não estavam em lactação no momento. Foi possível observar o crescimento de colônias de Mycoplasmaspp. em 14 amostras de leite caprino (48,3%),confirmando a infecção desses animais.Umtotalde 33animais(91,3%)foram positivos para o teste ELISA-Gs. O presente trabalho é o primeiro relato de isolamento de Mycoplasmaspp. associado a sinais clínicos de agalaxia contagiosano estado de Sergipe.
Palabras clave : Medicina veterinária
Caprinos
Mycoplasma spp.
Agalaxia contagiosa
Área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: NMVS – Núcleo de Graduação em Medicina Veterinária - Nossa Senhora da Glória – Presencial
Citación : JESUS NETA, Maria Francisca de. Isolamento de Mycoplasma spp.no sertão sergipano. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2020.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13633
Aparece en las colecciones: Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Francisca_Jesus_Neta.pdf1,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.