Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13711
Tipo de Documento: | Anais completos de Eventos |
Título: | XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 14 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza |
Data do documento: | Set-2020 |
Palavras-chave: | Educação Ensino de matemática Ciências exatas Ciências da natureza |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 14., 2020, São Cristóvão. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão: EDUCON, 2020. Disponível em: http://educonse.com.br/xivcoloquio/anais/. Acesso em: 12 nov. 2020. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13711 |
Aparece nas coleções: | Anais 2020 - XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1 | Américo Junior Nunes da Silva - Laboratório de Educação matemática: que concepções sobre esse espaço de formação os estudantes concluintes de um curso de Matemática apresentam? | 617,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
2 | Bianca Freitas de Oliveira - Intervenção do Programa Residência Pedagógica: perímetro e área do retângulo através da construção de maquetes de um campo de futebol | 565,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
3 | Caroline Batista Silva de Souza - A produção científica sobre Natureza da Ciência (NdC) nos anais do ENPEC e EDUCON | 663,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
4 | Clebson Alexsandro Gama Cavalcanti - O papel benéfico das bactérias em cordel: rompendo paradigmas! Uma proposta interdisciplinar numa perspectiva interacionista | 577,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
5 | Clebson Jose dos Santos Silva - Formação do professor de matemática: relato de experiência da disciplina estágio supervisionado em Matematica I | 581,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
6 | Cristhian Isaac Amaral Santos - Percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre impactos ambientais: o derramamento de óleo nas praias de Ilhéus/BA | 639,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
7 | Cristhian Lovis - Relação com o saber no ensino/educação matemática: um mapeamento na BDTD | 738,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
8 | Cristiane Johann Evangelista - Educação estatística e interdisciplinaridade: possibilidades para a formação de professores de matemática | 663,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
9 | Danielle Morais da Silva Antunes - O papel do laboratório de ensino na formação do professor de matemática | 649,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
10 | Eressiely Batista Oliveira Conceição - Formação inicial de professores de matemática e que ensinam matemática | 620,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
11 | Ermita do Amaral Rocha - O ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental: mapeamento dos trabalhos publicados nas três últimas edições do EBEM | 671,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
12 | Fabio Colins da Silva - O uso da calculadora na aprendizagem aritmética: uma análise de atividades em livros didáticos | 628,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
13 | Gilda da Costa Aragao - Objetos ostensivos e não ostensivos presentes na abordagem de ângulos no livro didático de matemática “Vontade de saber - matemática” (7ºano) | 710,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
14 | Gustavo Henrique Lemos de Souza - Uso do modelo de análise didática do erro para propor metodologias ativas baseadas em problemas: uma proposta no ensino de cinética química | 680,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
15 | Heloisa Tucci de Almeida - Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de química | 596,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
16 | Herica Janielli da Silva Limeira - Mapeamento dos três últimos encontros baianos de educação matemática: o que tem sido publicado sobre grandezas e medidas? | 642,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
17 | Jamyle Paloma de Oliveira Pereira - O ensino e a aprendizagem da divisão: revisão bibliográfica | 624,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
18 | Joao Paulo da Silva Moura - Metodologias ativas e atividades para o ensino de fungos | 640,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
19 | João Justino Barbosa - O necessário diálogo entre a transdisciplinaridade e o ensino das ciências da natureza e matemática | 611,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
20 | Jonatha Silva Rocha - O laboratório de matemática: tipologias e as ações didáticas associadas | 642,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
21 | Jonatha Silva Rocha - O ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos através dos jogos | 586,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
22 | Josean Santos Nascimento - Laboratórios de ciências na educação básica: análise e levantamento das unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação - 02 do estado de Sergipe | 579,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
23 | Julia Santos Pinto de Sousa - A educação inclusiva e o ensino de ciências: um panorama das produções científicas do ENPEC | 633,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
24 | Julio Cesar Augusto do Valle - Os currículos e suas políticas sob as perspectivas socioculturais da educação matemática: das prescrições aos currículos pensadospraticados | 675,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
25 | Kymberli Francisca de Souza - Uma revisão bibliográfica sobre avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: um foco na avaliação da experiência | 629,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
26 | Leandro da Rocha Vieira - Aprendizagem de zoologia baseada em problemas | 726,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
27 | Leticia Caetano da Silva - Capacitação docente – A química das nuvens: um estudo de caso | 626,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
28 | Lucas Oliveira Barros Silva - Formação de professor de matemática: estágio em ensino de matemática realizado em consonância com o Programa Residência Pedagógica | 616,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
29 | Luciene dos Santos Silva - Integração da educação financeira e educação socioemocional no ensino médio | 626,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
30 | Luis Carlos Soares da Silva - O papel da educação científica na educação infantil: desafios e propostas | 625,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
31 | Luiz Adolfo de Mello - Produzindo aprendizagem significativa através de jogos e simulação computacional – o caso do ensino de conceitos de hidrodinâmica | 659,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
32 | Luiz Adolfo de Mello - Um estudo sobre 15 anos de publicações da RBEF no século XXI | 756,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
33 | Manuela Machado dos Santos - O que dizem os alunos? A avaliação como estratégia para a autorregulação da aprendizagem em matemática | 597,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
34 | Marcela Lima Santos - Uma análise praxeológica sobre perímetro e área: um estudo em dois livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental | 682,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
35 | Maria Flavia Melo dos Santos - Teorema de Tales de Mileto em relatórios de estágio supervisionado: uma análise praxeológica dos planos de aula | 637,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
36 | Mateus Santos Angelo - O ensino de geometria no Brasil: uma abordagem histórica | 593,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
37 | Mauro Sergio Silva de Abreu Junior - A horta como estratégia do ensino de geometria: contribuições para uma aprendizagem significativa | 640,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
38 | Nailys Melo Sena Santos - Modelos epistemológicos de referência desenvolvidos na teoria antropológica do didático: um cenário das pesquisas brasileiras | 663,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
39 | Renata Sa de Jesus Barbosa - Uma análise praxeológica dos elementos intuitivos em livros didáticos de matemática do 6º ano | 623,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
40 | Romario Ribeiro da Silva - O ser pesquisador e a construção de uma revisão bibliográfica sobre STEM | 626,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
41 | Silvania da Silva Costa - Tessituras matemáticas: experiências interdisciplinares entre matemática e música no CODAP/UFS | 644,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
42 | Simone Damm Zogaib - Achadouros de uma geometria das crianças | 705,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
43 | Suely Cristina Silva Souza - A contribuição do jogo da memória no ensino de matemática na educação infantil em uma escola do estado de Sergipe | 597,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
44 | Viviane de Jesus Lisboa Aquino - O que os alunos compreendem ao iniciar um curso de matemática para o ensino médio I: a importância da avaliação diagnóstica | 546,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.