Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13767
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O marketing e empreendedorismo no século XXI e suas possíveis relações com a propriedade intelectual: uma bibliometria na base SciELO
Autor : Tatum, Letícia Maria Macedo
Tatum, Carlos Tadeu Santana
Russo, Suzana Leitão
Bortoli, Robelius de
Martinez, Maria Elisa Marciano
Fecha de publicación : may-2018
Resumen: Entendendo-se a possibilidade de se utilizar ferramentas de marketing e empreendedorismo com intuito de identificar documentos científicos que possam contribuir com a Propriedade Intelectual, é que se teve a motivação para este trabalho. O estudo baseou-se numa pesquisa bibliométrica na base de dados SciELO, no período do século XXI, de artigos indexados e com os maiores índices de citações, nas revistas Brazilian Business Review e Revista de Administração de Empresas – RAE –, ambas com expressiva qualidade de citação, segundo a avaliação da Capes, Qualis A2. Quanto aos resultados encontrados, o português foi o idioma em destaque, a Revista de Administração de Empresas foi a que teve mais publicações e que 2006 foi o ano de maior destaque. Observou-se que da amostra final obtida, todos possuíam obviamente a proteção de direito do autor, porém apenas dois, demonstraram possibilidades mais claras para construir uma proteção intelectual em processos de patentes, e apenas um, desses dois últimos, teria a possibilidade de produzir também um programa de computador em auxílio à administração, desde que seja feito o devido requerimento à proteção, através dos sistemas de proteção intelectual que se pode oferecer, quer nacional ou internacionalmente.
Palabras clave : Marketing
Empreendedorismo
SciELO
Propriedade intelectual
Bibliometria
ISSN : 2526-0154
Idioma : por
Citación : TATUM, L. M. C. et al. O marketing e empreendedorismo no século XXI e suas possíveis relações com a propriedade intelectual: uma bibliometria na base Scielo In: ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, 4., 2018, Juazeiro, BA. Anais [...]. Juazeiro, BA: ENPI, v.4, n. 1, 2017. p. 766- 775. Disponível em: http://www.api.org.br/conferences/index.php/ENPI2018/ENPI2018/paper/viewFile/418/249. Acesso em: 23 nov. 2020.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13767
Aparece en las colecciones: ASCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MarketingEmpreendedorismoSeculoXXI.pdf1,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.