Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13847
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Políticas públicas acerca do currículo de ensino de ciências na educação escolar quilombola |
Authors: | Santos, Karoline Santana Silva, Ednizio Domingos da |
Issue Date: | Oct-2020 |
Resumo : | Em busca de inclusão social e reconhecimento da cultura negra, os movimentos negros, lutaram e lutam firmemente, em busca de seu espaço na sociedade, na conquista de seus territórios, no regaste de suas raízes históricas, e na garantia de uma educação que preserve seus saberes. O tema desta pesquisa tem relevância para estudos acadêmicos devido ao interesse de desenvolver estratégias para superar os desafios da Educação Escolar Quilombola (EEQ) no ensino de ciências, acerca dos currículos e das políticas públicas. Podemos destacar que o estudo desse assunto é relevante para a sociedade, pois as crianças e adolescentes quilombolas precisam usufruir da garantia de um currículo que permita aos alunos conhecerem suas raízes históricas. O presente trabalho investiga a contribuição das políticas públicas acerca do currículo de ciências na modalidade EEQ. Os objetivos específicos, descrever um breve histórico do marco importante das políticas públicas para as comunidades quilombolas; Apresentar a proposta curricular da EEQ; Caracterizar as estratégias utilizadas pelas práticas educativas de valorização da realidade sociocultural. Pensar no conhecimento quilombola e a relação deste na escola, nos faz questionar como o currículo da EEQ é formado, e qual a contribuição das políticas públicas para que esses saberes quilombolas venha ser considerado no ensino de ciências em sala de aula. Pensando nisso, nesse estudo será abordado as políticas públicas que foram implementadas para a garantia dos direitos das comunidades quilombolas acerca da educação básica na modalidade EEQ, entretanto será também discutido qual o currículo da EEQ, e como ele é formado. |
Keywords: | Educação escolar quilombola Políticas públicas Currículo Educação Quilombolas |
Is part of: | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias |
Language: | por |
Institution: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citation: | SANTOS, K. S.; SILVA, E. D. Políticas públicas acerca do currículo de ensino de ciências na educação escolar quilombola. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13847 |
Appears in Collections: | GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PoliticasPublicasCurriculoQuilombola.pdf | 177,05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.