Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13851
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Juvenicídio moral: morte de possibilidades para muitas adolescentes mulheres em conflito com a lei
Authors: Braga, Elida Damasceno
Issue Date: Oct-2020
Resumo : Este artigo foi proposto a partir da pesquisa de doutorado em sociologia, na qual propus reflexões sobre o tema "adolescentes em conflito com a lei". Ao analisar a mulher no sistema socioeducativo em Sergipe/UNIFEM sob o prisma das relações de gênero e poder, a pesquisa teve por objetivo compreender como funciona o entendimento do Estado sobre essas adolescentes mulheres em conflito com a lei, bem como as subjetividades desenvolvidas em torno desse processo. A problemática se dá em torno da invisibilidade das mulheres nesse sistema, bem como a falta de oportunidades para essa camada da população. Os processos sociais que envolvem os/as adolescentes, de um modo geral, necessitam estar nas agendas contemporâneas de modo mais efetivo. Neste texto, proponho abordar as articulações que culminam na prática do juvenicídio moral, ou seja, a morte de possibilidades experimentada por essas jovens. Com o aumento significativo de adolescentes envolvidos em conflitos com a lei, e suas complexidades, é necessária a compreensão dos mecanismos que operam em torno dessa problemática, tendo em vista as formas distintas que o Estado produz para responsabilizar os/as adolescentes, utilizando as relações de gênero desiguais como dispositivo neste processo.
Keywords: Adolescentes
Mulheres
Juvenicídio moral
Adolescentes em conflito com a lei
Mulheres em conflito com a lei
Is part of: Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias
Language: por
Institution: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citation: BRAGA, E. D. Juvenicídio moral: morte de possibilidades para muitas adolescentes mulheres em conflito com a lei. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13851
Appears in Collections:GT 03 - Processos de identificação e desigualdades nas relações étnico-raciais, intergeracionais e de gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JuvenicidioMoralMulheres.pdf255,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.