Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13858
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | Afrocentricidade na educação: reflexões sobre o currículo da escola pública |
Autor : | Saturno, Rosemeire de Oliveira Sacramento, Crislaine Batista do |
Fecha de publicación : | oct-2020 |
Resumen: | Com o advento da pandemia do novo Coronavírus e a obrigatoriedade do distanciamento social, a educação reinventou-se. O método remoto de ensino tornouse imperioso diante da suspensão das aulas presenciais. Contudo, a maioria dos estudantes da escola pública não conseguem participar efetivamente das atividades. As diversidades e as desigualdades que permeiam o espaço escolar evidenciaram-se e ampliaram-se nesse momento. Assim, fez-se mister repensar o currículo com vistas na abertura da escola para a diversidades sociocultural, política, econômica e sobretudo individual, visando atender esses estudantes, que são majoritariamente negros, que dispõem de menos oportunidades para aprender e são oriundos de uma cultura negada, sequelas do período de escravidão no país. O currículo precisa possibilitar a esses estudantes enxergarem-se como descente de um povo que luta pelo seu espaço e pelos seus direitos enquanto cidadão. Nesse sentido, é essencial repensar a escola, a cultura escolar, a cultura da escola e o seu papel no presente e no futuro, resgatando os processos de construção das identidades, favorecendo, portanto, o empoderamento individual e coletivo. O objetivo deste artigo é refletir sobre a necessidade de reelaboração do currículo pautado no paradigma da afrocentricidade, visando construir identidades pessoais, sociais e culturais dos africanos e afro-brasileiros e transpor os limites de uma educação discriminatória, excludente e eurocentrada. Para coletar os dados dessa pesquisa foi utilizada a revisão literária pautada na pesquisa bibliográfica feita a partir do levantamento das referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e sites. |
Palabras clave : | Afrocentricidade Educação Currículo Sociologia |
Es parte de: | Anais do III Seminário Nacional de Sociologia: Distopias dos extremos: sociologias necessárias |
Idioma : | por |
Institución: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citación : | SATURNO, R. O.; SACRAMENTO, C. B. Afrocentricidade na educação: reflexões sobre o currículo da escola pública. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 3., 2020, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2020. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13858 |
Aparece en las colecciones: | GT 07- ÁFRICA: um continente em constantes transformações e seus reflexos na sociedade |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AfrocentricidadenaEducacao.pdf | 182,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.