Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14363
Document Type: Dissertação
Title: Os processos de hibridismo cultural na animação japonesa : uma compreensão do campo a partir do caso “little witch academia” e o subgênero de garotas mágicas
Authors: França, Gustavo de Melo
Issue Date: 28-Oct-2020
Advisor: Cerqueira, Jean Fábio Borba
Resumo : Nos últimos anos a animação japonesa apresentou uma maior penetração em mercados estrangeiros, sobretudo por causa das plataformas de streaming, as quais despontam como novas forças que tencionam o campo da animação japonesa. Diante deste contexto, esta pesquisa assume como objetivo geral investigar os processos de hibridismos culturais na configuração visual da produção animada japonesa em resposta às tensões ocorridas em seu campo a partir do subgênero de garotas mágicas. Assume-se, portanto, que produções culturais e artísticas são históricas e que sua construção está imersa na dinâmica do campo. Como fundamento central deste trabalho, encontram-se os estudos de Pierre Bourdieu e Néstor García Canclini e suas considerações a respeito da capacidade de combinação, reprodução e renovação da cultura, e também do nivelamento, da convergência e das disputas de posição. Como de corpus de análise, serão contempladas a animação ―Little Witch Academia‖ e outras produções animadas que fazem parte do subgênero Mahou shoujo (garotas mágicas), a partir dos contextos sociocultural, histórico, político e econômico, de modo a compreender como a animação japonesa mescla elementos culturais nacionais com os elementos estrangeiros, em sua configuração visual tanto na aparência das personagens quanto nos mundos narrativos representados.
Abstract: In recent years the Japanese animation has shown a greater penetration in foreign markets, mainly because of streaming platforms, which emerge as new forces that strain the field. Given this context, this research assumes as a general aim to investigate the processes of cultural hybridism in the visual configuration of Japanese animated production in response to the tensions that occurred in their field from the subgenre of magical girls. Therefore, it is assumed that cultural and artistic productions are historical and that their construction is immersed in the dynamics of the field. As the central foundation of this work, there are the studies of Pierre Bourdieu and Néstor García Canclini and their considerations regarding the capacity for combination, reproduction and renewal of culture, as well as leveling, convergence and position disputes. As a corpus of analysis, the animation ―Little Witch Academia‖ and other animated productions that are part of the subgenre Mahou shoujo (magical girls) will be contemplated, from the socio-cultural, historical, political and economic contexts, in order to understand how the animation Japanese mixes national cultural elements with foreign elements, in their visual configuration both in the appearance of the characters and in the narrative worlds represented.
Keywords: Comunicação de massa
Animação cultural
Televisão
Seriados
Hibridismo cultural
Campo
Animação japonesa
Garotas mágicas (Gênero)
Little Witch Academia (Animação)
Cultural hybridism
Field
Japanese animation
Magical girls
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Sponsorship: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Comunicação
Citation: FRANÇA, Gustavo de Melo. Os processos de hibridismo cultural na animação japonesa : uma compreensão do campo a partir do caso “little witch academia” e o subgênero de garotas mágicas. 2020. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14363
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO_MELO_FRANCA.pdf6,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.