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Tipo de Documento: Monografia
Título : Adaptação e validação da escala de equilíbrio avançado de Fullerton para crianças e adolescentes com paralisia cerebral
Otros títulos : Adaptation and validation of fullertons advanced balance scale for children and teenagers with cerebral paralysis
Autor : Gouveia, Lana do Nascimento
Silva, Vanessa Castro
Fecha de publicación : 27-ene-2020
Director(a): Dias, Sheila Schneiberg Valença
Resumen: Introdução: A paralisia cerebral pode ocasionar alterações do equilíbrio, portanto é de grande relevância uma adequada avaliação dessa atividade nesses indivíduos. Objetivo: Adaptar e validar a versão brasileira da escala de Equilíbrio Avançada de Fullerton em crianças e adolescentes com PC. Método: Esse estudo é do tipo metodológico sobre validação de um instrumento clínico e seguiu as recomendações do COSMIN. A confiabilidade inter-examinador e intra-examinador/teste-reteste foram analisados pelo coeficiente Intraclass Correlation Coefficient (ICC). A validade concorrente e discriminante foi medida pelo coeficiente de correlação Pearson, nível de significância p <0,05, e intervalos de confiança a 95%. Resultados: Participaram desse estudo 6 indivíduos com Paralisia Cerebral, com idade média 9,67 (±5,65) anos, todos GMFCS I. O valor do coeficiente Intraclass Correlation Coefficient (ICC) foi considerado excelente e observado concordância significativa (p<0,0001) tanto para confiabilidade intra-examinadores (teste-reteste) quanto para inter-examinadores, sendo ICC= 0,981 para confiabilidade inter-examinador, ICC= 0,985 para teste-reteste do avaliador 1 e do avaliador 2. A validade concorrente foi forte/excelente (r= 0,835) e com significância p<0,05. A validade discriminante entre o escore de destreza grossa do membro superior avaliado com o Box and Blocks Test, como se esperava, teve uma correlação baixa (r= -0,471) e não significativa (p>0,05 ou p=0,346). Conclusão: Os resultados demonstram confiabilidade excelente intra e interavaliador sendo a EEAF adaptada para crianças e adolescentes com PC um instrumento ideal na avaliação do equilíbrio tanto em pesquisas quanto no acompanhamento da evolução clínica de crianças e adolescentes com PC que possuem marcha comunitária e disfunção no equilíbrio.
Resumen : Introduction: Cerebral palsy can cause balance changes, so it is of great relevance an adequate evaluation of this activity in these individuals. Objective: To adapt and validate the Brazilian version of the Fullerton Advanced Balance Scale in children and adolescents with CP. Method: This is a methodological study on validation of a clinical instrument and followed the recommendations of the COSMIN. Inter-examiner and intra-examiner / test-retest reliability were analyzed by the Intraclass Correlation Coefficient (ICC) coefficient. Concurrent and discriminant validity was measured by Pearson correlation coefficient, significance level p < 0.05, and 95% confidence intervals. Results: Six individuals with Cerebral Palsy, with average age of 9,67 (±5,65) years, participated in this study. The Intraclass Correlation Coefficient (ICC) coefficient was considered excellent and a significant agreement (p<0.0001) was observed for both intra-examiner (test-retest) and inter-examiner reliability, with ICC = 0.981 for inter-examiner reliability, ICC. = 0.985 for test-retest of evaluator 1 and 2. The concurrent validity was strong / excellent (r= 0.835) and with significance p<0.05. The discriminant validation between target and upper limb score assessed with the Box and Blocks Test, as expected, had low correlation (r = -0.471) and was not significant (p> 0.05 or p = 0.346). Conclusion: The results of the present study demonstrated excellent intra- and inter-rater reliability, proving that the EEAF was adapted for children and adolescents with CP. The EEAF pediatric version is an ideal instrument to be used to assess balance in both research and follow-up of the clinical evolution of CP children and adolescents who have community gait e balance dysfunction.
Palabras clave : Fisioterapia
Pessoas com paralisia cerebral
Equilíbrio (Fisiologia)
Equilíbrio postural
Paralisia cerebral
Confiabilidade e validade
Postural balance
Cerebral palsy
Reliability and validity
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citación : GOUVEIA, Lana do Nascimento; SILVA, Vanessa Castro. Adaptação e validação da escala de equilíbrio avançado de Fullerton para crianças e adolescentes com paralisia cerebral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14392
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