Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1441
Tipo de Documento: Tese
Título: Análise geoambiental e socioeconômica dos municípios costeiros do Litoral Norte do Estado de Sergipe – diagnóstico como subsídio ao ordenamento e gestão do território
Autor(es): Alves, Neise Mare de Souza
Data do documento: 2010
Abstract: Este estudo objetivou a análise geoambiental e socioeconômica dos municípios costeiros do Litoral Norte do Estado de Sergipe - Barra dos coqueiros, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, visando um diagnóstico para subsidiar proposta de Ordenamento e gestão do território. A área possui, aproximadamente, 823 Km², se estendendo da foz do rio Sergipe à foz do rio de São Francisco, um segmento litorâneo com cerca de 82 Km. Para isso, foram analisados os componentes da dinâmica geoambiental e os elementos que comandam a dinâmica social e econômica. O estudo foi desenvolvido apoiado na abordagem sistêmica como campo conceitual, metodológico e analítico, tendo por base os princípios da teoria Geral dos Sistemas (BERTALANFFY, 1977), a concepção da Ecodinâmica (TRICART, 1977) e as contribuições metodológicas advindas do Zoneamento Ecológico- Econômico (BECKER e EGLER, 1997). A geomorfologia foi o eixo condutor desta análise e base para definir as Unidades de Paisagem. A paisagem foi compartimentada em três grandes unidades geomorfológicas – Tabuleiros Costeiros, Planície Costeiro-deltaica do rio são Francisco e planície Costeira, que correspondem também às Unidades da Paisagem. Na avaliação da Vulnerabilidade Ambiental das Unidades de Paisagem da área foi ampliada e modelada de Crepani et al. (1996, 201). As subunidades que integram as Unidades de paisagem foram avaliadas e enquadram-se em umas das 5 (cinco) classes de Vulnerabilidade Ambiental: Muito Baixa, Baixa, Média, alta e Muito alta; referentes, respectivamente, aos seguintes estados ecodinâmicos: Estável, Relativamente Estável, média Estabilidade/vulnerabilidade, Relativamente Vulnerável e vulnerável. Verificou-se que as Unidades de paissagem Vulneráveis estão associadas, principalmente, à planície Costeiro_delta.
Palavras-chave: Geografia
Análise geoambiental
Gestão de território
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Geografia
Citação: ALVES, N. M. S. Análise geoambiental e socioeconômica dos municípios costeiros do Litoral Norte do Estado de Sergipe – diagnóstico como subsídio ao ordenamento e gestão do território. 2010. 348 f. Tese (Doutorado em Geografia)-Núcleo de Pós-Graduação em Geografia, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1441
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEISE_MARE_SOUZA_ALVES.pdf46,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.