Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14644
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Morte e vida no universo visual do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain
Autor(es): Dantas, Adriane Pereira
Data do documento: 25-Fev-2021
Orientador: Nogueira, Adriana Dantas
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o universo visual do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001) no tocante aos aspectos relacionados à construção da imagem cinematográfica que ressaltaram ideias como morte e vida. Para isso, a pesquisa analisa as metáforas e as mensagens presentes na mise en scène trabalhando planos, cores, objetos, movimento de câmera e recursos técnicos. A escolha deste filme se deu pela maneira como os aspectos visuais se estabelecem de forma simbólica e criativa mostrando a Arte no cinema. Assim, o trabalho se desenvolveu a partir da análise fílmica, da descrição e da interpretação das cenas mais emblemáticas que trouxeram significação para a temática. Apoiada na metodologia de investigação de vários autores, a pesquisa mescla correntes neoformalistas, como as estudadas por David Bordwell (2008); correntes formalistas, da montagem de Eisenstein (2002); com abordagens que se conectam com a psicologia cognitiva da imagem, de Aumont (2011); e também, a psicanálise, quando se procura compreender alguns símbolos presentes. É um estudo que adquire um viés interdisciplinar, que explicita técnicas cinematográficas e que trata de assuntos bastantes relevantes ao nosso momento atual.
Abstract: Ce travail vise à analyser l'univers visuel du film Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001) au regard des aspects liés à la construction de l'image cinématographique mettant en lumière des idées telles que la mort et la vie. Pour cela, la recherche analyse les métaphores et les messages présents dans la mise en scène, en travaillant sur les plans, les couleurs, les objets, le mouvement de la caméra et les ressources techniques. Le choix de ce film est dû à la manière dont les aspects visuels sont établis de manière symbolique et créative montrant l'Art au cinéma. Ainsi, l'œuvre a été développée à partir de l'analyse cinématographique, de la description et de l'interprétation des scènes les plus emblématiques qui ont donné du sens au thème. Soutenue par la méthodologie de recherche de plusieurs auteurs, la recherche mélange des courants néoformalistes, comme ceux étudiés par David Bordwell (2008); courants formalistes, d'après le montage d'Eisenstein (2002); avec des approches qui se connectent à la psychologie cognitive de l'image, par Aumont (2011); et aussi, à la psychanalyse, en essayant de comprendre certains symboles présents. C'est une étude qui acquiert un biais interdisciplinaire, qui explicite les techniques cinématographiques et qui traite de sujets très pertinents à notre époque actuelle.
Palavras-chave: Cinema
Direção e arte
Metáfora no cinema
Comunicação visual
Representação cinematográfica
Significação (Filosofia)
Imagem
Metáfora
Representação
Cores
Significação
Image
Métaphore
Représentation
Couleurs
Signification
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: DANTAS, Adriane Pereira. Morte e vida no universo visual do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14644
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANE_PEREIRA_DANTAS.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.