Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14662
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Pavimentos de concreto com e sem armadura estrutural : cotejamento de atributos relativos a projeto, dimensionamento, construção e custos de implantação |
Autor(es): | Batista, Enzo Rebouças |
Data do documento: | 5-Ago-2021 |
Orientador: | Costa, Joelson Hora |
Resumo: | O anuário mais recente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT, 2020) dá ênfase à situação precária das rodovias brasileiras – constatou-se que 59,20% da malha pavimentada apresentam defeitos estruturais, decorrente, sobretudo, da negligência dos órgãos rodoviários para com a gerência dos pavimentos asfálticos. Com isso, buscam-se alternativas de pavimentação que proporcionem maior durabilidade ao pavimento, com menor necessidade de manutenção. Nesse cenário, vem ganhando espaço a pavimentação em concreto de cimento Portland que consegue reunir características de durabilidade, segurança e economia aos usuários, com manutenções mínimas ao longo da vida útil do pavimento. Buscou-se avaliar, dentre as opções de pavimentação em concreto de cimento Portland, duas alternativas: pavimentação em concreto simples com barras de transferência e pavimentação em concreto estruturalmente armado. Para tanto foram tomados como referência dados da obra de duplicação da BR101 no estado de Sergipe, que utilizou pavimentação em concreto simples com barras de transferência. Realizaram-se verificações do dimensionamento aplicado à obra e novas propostas de dimensionamento com opção de pavimentação em concreto com armadura estrutural. Foram expostos os métodos executivos utilizados em cada opção de pavimento e desenvolveram-se novos orçamentos de execução dos pavimentos analisados com vistas a determinar os custos atuais de implantação de cada alternativa. A partir dos dimensionamentos realizados e orçamentos desenvolvidos foi possível analisar os custos de implantação de cada uma das duas opções de pavimentação e identificar discrepâncias entre as composições de custo de serviços apresentados no sistema de custos de obras rodoviárias (SICRO). Concluiu-se que, no cenário atual, não é possível atrelar a pavimentação em concreto estruturalmente armado a uma redução dos custos de execução em comparação com a pavimentação em concreto simples, apesar das reduções do volume e da resistência do concreto proporcionadas pela alternativa. |
Abstract: | The most recent yearbook of the brazilian National Transport Confederation highlights the precarious situation of Brazilian roads and highways, where a large part of the paved network has previous defects. Thus, paving alternatives that provide greater durability to the pavement, with low maintenance requirements are sought. In this scenario, the Portland cement concrete paving has been gaining space, once it obtains the characteristics of durability, safety and economy for users, with minimal maintenance throughout the useful life of the pavement. It is sought to characterize, among the various options for concrete paving, two alternatives: simple concrete paving with transfer bars and structurally reinforced concrete paving. Therefore data of the BR101 restoration and duplication work in the state of Sergipe, in which simple concrete pavement with transfer bars were used. Verification of the design applied to the work and new design proposals for the option of concrete paving with structural reinforcement were carried out. The executive methods used in each pavement option were exposed and new execution budgets for the execution pavements were developed in order to determine the current costs of implementing each alternative. From the sizing carried out and budgets developed, it was possible to determine the implementation costs of each of the two paving options and to identify discrepancies between the cost compositions of services delivered in SICRO. It was concluded that, in the current scenario, it is not possible to link the structurally reinforced concrete paving to the economy of execution costs, despite the reduction in the volume of concrete provided by the alternative. |
Palavras-chave: | Engenharia civil Pavimento rígido Pavimentação Concreto armado Concreto Cimento Portland Cimento Rigid paving Portland cement Structurally reinforced paving Concrete |
área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Batista, Enzo Rebouças. Pavimentos de concreto com e sem armadura estrutural : cotejamento de atributos relativos a projeto, dimensionamento, construção e custos de implantação. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14662 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Enzo_Reboucas_Batista.pdf | 8,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.