Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14702
Tipo de Documento: Monografia
Título : Impacto biopsicossocial e capacidade funcional em pessoas com queixa de zumbido
Autor : Conceição, Jariane Xavier da
Fecha de publicación : 30-ene-2020
Director(a): Paiva, Scheila Farias de
Resumen: Introdução: O zumbido, também denominado tinnitus, é uma sensação sonora percebida pelo sujeito, na ausência de um estímulo sonoro externo. É considerado o terceiro pior sintoma, atrás apenas de tonturas e das dores crônicas. Objetivo: objetivo investigar o impacto biopsicossocial do zumbido na qualidade de vida dos pacientes do ambulatório de Audição e Equilíbrio da Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de análise documental de dados secundários. Houve uma capacitação para se analisar a CIF a investigação do protocolo Tinnitus Handicap Inventory (THI), de 25 pacientes. Resultado: Dos 25 pacientes no THI, 12% (n=3) apresentaram grau desprezível, 20% (n=5) grau leve, 32% (n=8) grau moderado, 20% (n=5) grau severo e 16% (n=4) grau catastrófico. Destes, 60% (n=17) não possuem uma perda auditiva. Conclusão: Possuindo ou não perda auditiva, indivíduos com queixa de zumbido e tontura apresentam piora na qualidade de vida, como foi observado na categoria da CIF, atividade e participação "d", ou pacientes com esta queixa possuíram um resultado maior em relação aos que apresentavam somente queixa de zumbido.
Palabras clave : Fonoaudiologia
Qualidade de vida
Ouvidos
Doenças
CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde)
Zumbido
Alterações emocionais
THI
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial
Citación : CONCEIÇÃO, Jariane Xavier da. Impacto biopsicossocial e capacidade funcional em pessoas com queixa de zumbido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14702
Aparece en las colecciones: Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JARIANE_XAVIER_DA_CONCEIÇÃO.pdf655,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.