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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Formação de professores e ensino híbrido : perspectivas e desafios na educação superior
Autor(es): Lopes, Julita Batista da Cruz
Data do documento: 3-Nov-2020
Orientador: Vasconcelos, Carlos Alberto de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral de analisar as potencialidades e os limites do ensino híbrido na formação inicial dos licenciandos dos cursos de Letras, Pedagogia e Química, com vistas à identificação de interfaces de aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que os cursos de licenciatura podem desenvolver conhecimentos e habilidades, atitudes e valores, nos futuros professores, que lhes permitam (re)construir seus próprios saberes e fazeres dentro da cultura do hibridismo e da multimodalidade ante uma educação como prática social, que forma sujeitos desde o ensinar e o aprender numa perspectiva de coexistência. Além disso, justifica-se este estudo o fato de a sociedade contemporânea viver imersa em um cenário de tecnologias digitais e em rede, sendo relevante à área de educação acompanhar os avanços dentro de uma configuração sociocultural em que se vive. A formação inicial situa-se no centro dos debates acerca da profissionalização e valorização docente. Trata-se de uma investigação qualitativa, quanto à natureza dos dados, a partir da aplicação de um questionário aos 44 estudantes de licenciaturas durante as aulas nas disciplinas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação; Práticas Pedagógicas – Tecnologias e Inovações Digitais para o Ensino, no segundo semestre letivo de 2019. Os resultados possibilitaram uma análise sobre a utilização das tecnologias digitais no contexto da abordagem híbrida, com vistas à promoção de mudanças na educação básica e superior diante de metodologias diferenciadas que permitem a ressignificação de aprendizagens colaborativas. Percebeu-se, ainda, a necessidade de uma formação baseada na reflexão-ação-reflexão, que respalde a (re)construção de trajetórias (auto)formativas nos espaços híbridos e multimodais das instituições de ensino.
Abstract: This research has as general objective to analyze the potentialities and the limits of the blended learning in the initial formation of the graduates of the courses of Letters, Pedagogy and Chemistry, with a view to the identification of interactive learning interfaces. It is assumed that undergraduate courses can develop knowledge and skills, attitudes and values in future teachers, who teach them to (re) build their own knowledge and practices within the culture of hybridism and multimodality before an education as a social practice, which forms subject from teaching and learning from a perspective of coexistence. In addition, this study is justified by the fact that contemporary society lives immersed in a scenario of digital and networked technologies, being relevant to the area of education to follow the advances within a sociocultural configuration in which we live. Initial training is at the center of debates about teacher professionalization and enhancement. This is a qualitative investigation, regarding the nature of the data, from the application of a questionnaire to 44 undergraduate students during classes in the disciplines of Information and Communication Technology in Education; Pedagogical Practices - Digital Technologies and Innovations for Teaching, in the second semester of 2019. The results enabled an analysis of the use of technologies in the context of the hybrid approach, with a view to promoting changes in basic and higher education in the face of different methodologies that allows the redefinition of collaborative learning. It was also noticed the need for training based on reflection-action-reflection, which supports the (re) construction of (self) formative trajectories in the hybrid and multimodal spaces of educational institutions.
Palavras-chave: Educação - estudo e ensino
Professores - formação
Ensino superior
Ensino híbrido
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Learnings
Blended learning
Teacher training
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: LOPES, Julita Batista da Cruz. Formação de professores e ensino híbrido : perspectivas e desafios na educação superior. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14783
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