Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14846
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Viagem imagética do SEFELI: resgate da memória de experiências e partilhas docentes
Autor(es): Carvalho, Silvania Capua
Morato, Rosinadja Batista dos Santos
Data do documento: Out-2021
Resumo: Este relato de experiências de docência, motivado pela participação ativa em todas as edições do Sefeli, pretende compartilhar o impacto desse evento na formação dos docentes ao longo de uma década de sua realização. A partir da atuação no ensino superior e tendo como missão motivar, através da sociologia do encantamento, a formação profissional de futuros docentes de língua inglesa, tem por objetivo compartilhar e refletir sobre os conhecimentos e repertório teórico que o Sefeli tem proporcionado aos visitantes e equipe organizadora. Para alcançar o proposto, será utilizada a etnometodologia, que implica na construção e desconstrução de sujeitos e suas trajetórias. O percurso teórico é feito com base nos recortes da antropologia sobre os conceitos de cultura (DURAND, 1997) e identidade (HALL, 2009), como suporte ao aprofundamento dos estudos sobre as experiências vividas ao longo das seis edições do evento, compartilhando-as na orientação dos alunos da graduação de letras inglês do campus da UEFS. Os resultados propõem, a partir de uma viagem temporal pela história do Sefeli, sob a perspectiva de Memória Imagética, sugerir o despertar para a importância de uma atitude colaborativa dos métodos e práticas pedagógicas disseminados no evento, que visam à qualidade do ensino de língua inglesa na formação de novos profissionais.
Palavras-chave: Identidade
Memória imagética
Formação docente
Língua inglesa
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: CARVALHO, S. C.; MORATO, R. B. S. Viagem imagética do SEFELI: resgate da memória de experiências e partilhas docentes. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 204-215.
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14846
Aparece nas coleções:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ViagemImageticaSEFELI.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.