Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14852
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Análise da abordagem/método de um material didático de inglês para o ensino médio
Authors: Lima, Alice Lidiane Cordeiro de
Issue Date: Oct-2021
Resumo : É notório que o ensino de língua estrangeira sempre teve ligação com os métodos/abordagens existentes e o livro didático é um acompanhante na jornada do aluno para aprender a língua estrangeira desejada e também do professor que utiliza o LD como ferramenta de ensino. Este trabalho tem o objetivo de discorrer sobre o conceito de método/abordagem no ensino de inglês e identificar abordagens/métodos presentes nas unidades dos livros didáticos analisados. Para a realização deste estudo foi utilizado a pesquisa com natureza qualitativa com apoio no interpretativismo que recebeu arcabouço teórico de estudiosos como: Amaral (2014), Brown (2001), Richard e Rodgers (1999), Freeman (2010), Paiva (2009), Pinto e Pessoa (2009), Sant’Anna, Spaziani e Góes (2014), entre outros que possuem estudos sobre abordagens/métodos de ensino de línguas estrangeiras bem como estudos sobre o livro didático. O livro didático analisado foi o Way To Go! que faz parte do programa nacional do livro didático para o ensino médio, foram analisadas uma unidade presente em cada volume, os volumes que compõem a coleção são o volume 1,2 e 3. Como resultado da análise foi observado que as atividades presentes no livro possuem fortes características da abordagem comunicativa e pouca predominância de atividades com o método da gramática e tradução e do método audiolingual. Desta forma, é possível perceber que ter um olhar atencioso ao livro didático e a relação que este possui com as abordagens e métodos de ensino de línguas é importante para tornar o processo de ensino e aprendizagem melhor tanto para o professor quanto para o aluno, sendo assim o professor pode adaptar sua própria abordagem e a do material didático e trazer boas aulas para os alunos.
Keywords: Ensino de língua inglesa
Ensino de língua estrangeira
Língua inglesa
Abordagem de ensino
Métodos
Material didático
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: LIMA, A. L. C. Análise da abordagem/método de um material didático de inglês para o ensino médio. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 140-151.
License: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14852
Appears in Collections:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseAbordagemMetodoMatDidatico.pdf926,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.