Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14853
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Os impactos de focalizar a relação língua-cultura na elaboração de material didático do curso de estratégias de leitura em língua inglesa
Autor : Mota, Igor dos Santos
Souza, Andressa Vieira
Fecha de publicación : oct-2021
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância de trabalhar com materiais didáticos contextualizados e que estejam relacionados à diversidade cultural existente no mundo, dentro do curso de Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, carga horária de 48 horas, nível A1, no âmbito do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras na UEFS (Nucli /UEFS). Tendo em vista que geralmente o ensino de Língua Inglesa com enfoque nesse tipo de habilidade é tradicional e engessado, ao trazer textos que promovem o reconhecimento do indivíduo com os temas discutidos, incentiva-se a interação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino de tais estratégias de leitura. Além disso, contribui positivamente para que no processo de desenvolvimento desse conhecimento, seja possível incluir o contexto sociocultural do estudante. Como referencial teórico do processo de elaboração dos materiais, foram utilizados os princípios teórico-metodológicos propostos por Rajagopalan (2003), e Oliveira Lima e Reis (2017), que se basearam em diversos teóricos para suas proposições. Uma das características presentes no material didático elaborado foi a existência de perguntas que direcionaram os estudantes a discussões que enriqueceram o conhecimento de questões socioculturais e relativas ao contexto histórico-cultural do mundo dos envolvidos. Como dados de análise, utilizou-se respostas dos alunos do curso a um formulário de avaliação e autoavaliação do curso. A partir do que foi gerado, pode-se perceber que é extremamente importante incluir e ampliar discussões culturais no processo de ensino-aprendizagem de línguas, uma vez que língua e cultura sempre estarão entrelaçadas, e isso se tornou visível nos depoimentos. Ademais, avalia-se que focalizar a relação língua-cultura tornou as atividades em sala de aula mais motivadoras e prazerosas.
Palabras clave : Ensino de língua inglesa
Ensino-aprendizagem de línguas
Língua inglesa
Idiomas Sem Fronteiras
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : MOTA, I. S.; SOUZA, A. V. Os impactos de focalizar a relação língua-cultura na elaboração de material didático do curso de estratégias de leitura em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 131-139.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14853
Aparece en las colecciones: VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ImpactoLinguaCulturaLeituraLI.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.