Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14855
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | O texto literário na formação inicial e continuada de professores de línguas: em busca de novos paradigmas |
Autor : | Costa, Igor Mateus Ferreira da Cabral, Sarah Carvalho Vasconcelos Miranda, Saulo Henrique de Lima Mendes, Maria Elizabeth P. Souto Maior |
Fecha de publicación : | oct-2021 |
Resumen: | O presente trabalho consiste em um relato de experiência dos participantes do projeto de extensão PROBEX/ UFPB Literatura Aplicada à Sala de Aula, em vigor desde o ano de 2018 e parte integrante do Programa de Extensão EFOPLI, Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa da Universidade Federal da Paraíba. Ancorado nos estudos do letramento literário (COSSON, 2006), da pedagogia crítica (FREIRE, 1996), do letramento crítico (JANKS, 2013), bem como da pedagogia transgressora (hooks, 1994), o projeto objetiva auxiliar os discentes de Letras e a comunidade docente, seja ela em formação inicial ou continuada, do município de João Pessoa, bem como do estado da Paraíba, em suas práticas pedagógicas no que concerne o uso do texto literário no ensino regular ou nos contextos do ensino de línguas estrangeiras. Uma das premissas do projeto é que a inexperiência dos professores com o texto literário em si, e certas crenças neles arraigadas os impedem de tentar utilizar a literatura em sala de aula por quatro razões principais: i. por vê-la dissociada da língua; ii. por acreditarem necessitar de jargão e expertise específicos; iii. por desconhecerem textos não-canônicos que possam ser um potente atrativo em suas aulas; iv. por suporem que seus alunos não encontrarão motivação nas aulas se o texto literário for a elas incorporado. Trabalhando em três frentes, adaptadas em 2021 para a modalidade remota de ensino - Ciclos de Palestras, que vem contribuindo para a aproximação entre discentes, docentes e a academia, rodas de contação de histórias nos canais das redes sociais do projeto e oficinas pedagógicas com foco na formação de professores, o projeto busca manter uma troca constante de experiências acadêmicas e a mudança de paradigmas no que tange ao lugar ocupado pelo texto literário em sala de aula. |
Palabras clave : | Ensino de língua inglesa Formação de professores Língua Inglesa Texto literário Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI) |
ISSN : | 2236-2061 |
Es parte de: | Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021 |
Idioma : | por |
Institución: | LINC/UFS |
Citación : | COSTA, I. M. F. et al. O texto literário na formação inicial e continuada de professores de línguas: em busca de novos paradigmas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 109-118. |
License: | Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14855 |
Aparece en las colecciones: | VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TextoLiterarioFormacaoInicialContinuada.pdf | 536,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.