Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14856
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O que ensinar-aprender em aulas de inglês remotas em meio a uma pandemia?
Autor : Mota, Igor dos Santos
Porto, Débora Santiago da Cruz
Barreto, Larissa Martins Pimenta
Fecha de publicación : oct-2021
Resumen: O período pandêmico assolou a sociedade desde as suas bases, afetando, especialmente, a área da Educação e suas mais variadas subáreas e formas. Com o desafio do ensino remoto emergencial, tornou-se necessário repensar os currículos, planos de curso e programas didáticos. Para nós, professores de inglês, ampliou-se a questão: O que ensinar aprender em aulas de inglês? O que ensinar-aprender em aulas de inglês remotas? O que ensinar-aprender em aulas de inglês remotas em meio a uma pandemia? O presente trabalho situa-se no contexto do Programa Portal: Ensino-aprendizagem de línguas para a cidadania, inclusão social e diálogo multi e intercultural, programa de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que tem por objetivo democratizar o acesso ao ensino de línguas para a comunidade de Feira de Santana e região. Trata-se de um relato das experiências, envolvendo o desenvolvimento do curso de Inglês Intermediário 1, carga horária de 60h, entre os meses de março e julho de 2021. O curso foi ofertado na modalidade remota, utilizando-se das plataformas Zoom e Facebook como principais espaços virtuais de aprendizagem, mas também, integrando outras plataformas como Canva, YouTube, Whatsapp, LyricsTraining, Forms, entre outras. Para a elaboração do material didático, utilizamos os princípios apresentados por Oliveira Lima e Reis (2017), com base em diversos autores, e pensamos em abordar temas condizentes com os contextos sócio-histórico culturais da atualidade. Avaliamos positivamente as experiências obtidas através do curso, e como perspectiva, planejamos continuar ofertando novas turmas e novos cursos, dando continuidade ao processo de ação-reflexão-transformação iniciado.
Palabras clave : Ensino de língua inglesa
Ensino-aprendizagem de línguas
Língua inglesa
Programa Portal
ISSN : 2236-2061
Es parte de: Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Idioma : por
Institución: LINC/UFS
Citación : MOTA, I. S.; PORTO, D. S. C.; BARRETO, L. M. P. O que ensinar-aprender em aulas de inglês remotas em meio a uma pandemia? In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 99-108.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14856
Aparece en las colecciones: VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EnsinarAprenderAulasInglesRemotas.pdf1,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.