Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14862
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: De plataforma de gestão à plataforma educacional: uma visão da bravo
Authors: Bernardes, Simone Correia Oliveira
Gonzaga, Monalisa Guedes Correia
Issue Date: Oct-2021
Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo abordar as tecnologias digitais como ferramentas de aprendizagem em tempo de pandemia. Com a necessidade urgente de distanciamento social depois que o mundo foi acometido pela pandemia do COVID-19 as escolas ficaram vazias e silenciosas. De repente, o centro do ambiente escolar mudou de lugar, não mais a sala de aula. Assim, professores e alunos se viram obrigados a utilizarem as ferramentas digitais para darem seguimento aos trabalhos e aos estudos de forma não presencial. Nessa perspectiva, foram várias as interfaces digitais utilizadas por diversos municípios baianos para darem continuidade ao ano letivo de 2020, por exemplo, Google Sala de Aula, Zoom, Google Meet, dentre outros. No entanto, o recorte desta pesquisa centra se em analisar as experiências de letramentos digitais de alunos e professores e suas visões de uso da plataforma digital Sistema Bravo de Ensino, que para suprir a necessidade emergencial, passou de uma plataforma de gestão para uma plataforma educacional, a qual foi implantada por Secretarias de Educação de diversos municípios, para que as escolas públicas municipais continuassem oferecendo a construção do conhecimento aos alunos. Para alcançarmos os objetivos desta pesquisa ainda em andamento nos apoiamos em estudiosos como Leffa (2009), Rojo e Moura (2009), Soares (1998), Kenski (2012), dentre outros.
Keywords: Tecnologias digitais
Pandemia
Aulas remotas
Plataforma
Covid-19
Ferramentas de aprendizagem
ISSN: 2236-2061
Is part of: Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021
Language: por
Institution: LINC/UFS
Citation: BERNARDES, S. C. O.; GONZAGA, M. G. C. De plataforma de gestão à plataforma educacional: uma visão da bravo. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 6., 2021, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2021. p. 40-48.
License: Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14862
Appears in Collections:VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PlataformaGestaoPlataformaEducacionalBravo.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.