Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14910
Document Type: Monografia
Title: Efeitos da PEEP sobre a variabilidade da frequência cardíaca em pacientes ventilados mecanicamente: uma revisão sistemática
Authors: Oliveira, Lays Katharinne Calheiros de
Issue Date: 18-Dec-2019
Advisor: Barreto, André Sales
Co-advisor: Santiago, Diego dos Passos
Resumo : INTRODUÇÃO: A ventilação mecânica (VM) propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório, sendo utilizada através desta, técnicas e parâmetros específicos para o tratamento do paciente. Dentre alguns parâmetros destaca-se o uso da Pressão Positiva Expiratória Final (PEEP) nas vias aéreas para manter ou promover expansão de unidades alveolares colapsadas, podendo desencadear repercussões hemodinâmicas, o que conseguinte esses efeitos acabam por resultar em ajustes autonômicos cardiovasculares para a manutenção da homeostase da pressão arterial podendo a mesma resultar na Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) caracterizando em oscilações dos intervalos entre batimentos cardíacos consecutivos. OBJETIVO: Analisar sistematicamente os efeitos da PEEP sobre o controle neural e hemodinâmica dos pacientes ventilados mecanicamente. METODOLOGIA: Realizou-se busca de publicações científicas nas principais bases de dados – Pubmed, Science Direct, Embase, Cochrane Library e LILACS – com os seguintes termos mesh/Decs: “respiration artificial”; “positive-pressure respiration”; “autonomic nervous system” e seus correspondentes sinônimos e na língua portuguesa, combinando-se entre as palavras chave descritas os operadores boleanos AND e OR, sem restrição de língua. RESULTADOS: Os dados analisados são controversos haja vista o uso de diferentes incrementos das PEEPs, os diferentes diagnósticos clínicos e tempo de coleta, diversificando demasiadamente os ensaios. É fato que os valores de PEEP aplicados nos trabalhos analisados dificultaram uma compreensão dos efeitos acima dos valores já estudados (10 cmH20). CONCLUSÃO: A análise de todos os parâmetros em diferentes níveis de PEEP deixa nítido que há pequenas mudanças autonômicas, mas não suficientes para ajustes em curto prazo. Ademais, deve-se reforçar que os níveis de PEEP apresentados não foram capaz de imprimir uma alteração hemodinâmica em sua maioria.
Keywords: Fisioterapia
Respiração artificial
Coração
Respiration Artificial
Positive-Pressure Respiration
Autonomic Nervous System
Language: por
Institution: UFS
Department: DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial
Citation: OLIVEIRA, Lays Katharinne Calheiros de. Efeitos da PEEP sobre a variabilidade da frequência cardíaca em pacientes ventilados mecanicamente: uma revisão sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14910
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAYS_KATHARINNE_CALHEIROS_ DE_OLIVEIRA.pdf387,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.