Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14947
Document Type: | Dissertação |
Title: | A construção das personagens em “Amor, plástico e barulho” : uma análise a partir da teoria decolonial |
Authors: | Aquino, Fernanda Ribeiro de |
Issue Date: | 27-Aug-2021 |
Advisor: | Melo, Marcos Ribeiro de |
Co-advisor: | Colucci, Maria Beatriz |
Resumo : | A presente pesquisa analisa a construção das personagens no filme “Amor, Plástico e Barulho” (Brasil/2013), obra da diretora pernambucana Renata Pinheiro, através da análise fílmica cuja inspiração metodológica é a etnografia de tela. O objetivo da pesquisa concentra-se em analisar a construção das personagens a partir da perspectiva do feminismo decolonial1, apontando similaridades entre as vivências das personagens e as de mulheres cantoras periféricas, lançando luz sobre o modo específico como são estabelecidas as relações opressivas num ambiente musical que é majoritariamente masculino, aspecto que ganha reforço por meio do comparativo entre as minhas vivências e as da minha irmã, como cantoras profissionais pertencentes à setores distintos (música autoral e forró eletrônico, respectivamente). A pesquisa resultou numa discussão de suma importância acerca do debate decolonial para a sociedade, para a academia, e no caso da pesquisa, para encorajar as mulheres artistas, negras, periféricas a assumirem seus lugares de fala e resistência. |
Abstract: | This paper reviews “Amor, Plástico e Barulho” (Brazil/2013) construction of the characters in the film, a work by the Pernambuco director Renata Pinheiro, in which a methodological inspiration called screen ethnography has been carried out. The objective of the research focuses on analyzing the construction of characters from the perspective of decolonial feminism, pointing out resemblances between the characters experiences and those of peripheral female singers, highlighting on the specific way in which oppressive relationships are established in a musical environment in which is mostly male, an aspect that is reinforced through the evaluation between my experiences and my sister, since we are professional singers belonging to different sectors (author music and electronic forró, respectively). To conclude, this paper concentrates its results in an important point of view of decolonial debate for society, for the academy, and in the case of the research, to encourage women artists, black, peripheral, to take up and somewhat resist |
Keywords: | Cinema Feminismo Cantoras Cinema pernambucano Mulheres Música Feminismo decolonial Woman Cinema Singer Music Decolonial Feminism |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Sponsorship: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema |
Citation: | AQUINO, Fernanda Ribeiro de. A construção das personagens em “Amor, plástico e barulho” : uma análise a partir da teoria decolonial. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14947 |
Appears in Collections: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA_RIBEIRO_AQUINO.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.