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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15000
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Construção e validação de instrumento para avaliação de intervenções educativas sobre hipotermia perioperatória: associação de sistemas padronizados de linguagem |
Autor(es): | Lordelo, Daniela de Souza |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Orientador: | Campos, Maria Pontes de Aguiar |
Coorientador: | Andrade, Joseilze Santos de |
Resumo: | A hipotermia perioperatória é um problema que responde por uma proporção de complicações no período pós-operatório que podem ser preveníveis e controladas. Ocorre em mais de 70% dos pacientes cirúrgicos, sendo uma preocupação para a equipe de saúde. Frente a isso, a contrução e validação de um Instrumento para implementação e avaliação de intervenções educativas contendo os resultados e indicadores da NOC, intervenções e atividades da NIC, perguntas e respostas que buscam avaliar o conhecimento sobre a hipotermia perioperatória direcionadas a equipe de enfermagem pode levar ao aprimoramento e melhor controle desse problema. Objetivo: Construir e validar um instrumento de avaliação de intervenções educativas constantes na NIC, por meio de critérios adaptados de resultados e indicadores da NOC, direcionadas à prevenção e ao controle da hipotermia no perioperatório. Método: Estudo metodológico de abordagem quantitativa. O instrumento foi desenvolvido a partir dos Guidelines da AORN, NICE e ASPAN sobre hipotermia perioperatória, fundamentado no embasamento teórico da NIC e NOC e na experiência clínica das autoras. Utilizou-se a técnica Delphi para validação do conteúdo, com a participação de 12 juízes na primeira rodada e dez na segunda rodada. Para validação foi utilizado um formulário validador elaborado em ferramenta on-line e considerada concordância ≥ 0,8, a qual foi analisada por meio do índice de validação de conteúdo e de teste binomial. Resultados: Na primeira rodada dos sete itens do Instrumento avaliados pelos juízes nenhum alcançou o IVC estabelecido, sendo reformulado após as alterações sugeridas e submetido a segunda rodada no qual o IVC variou de 0,8 a 1,00. Desses, o critério aprovado que obteve menor valor foi “conteúdo” para os itens três e quatro, e de maior valor foi “objetividade” que obteve em seis dos sete itens score máximo (1,00) e um item com 0,90. Os demais obtiveram IVC de 0,9 a 1,0, escore satisfatório que não indicava a necessidade de uma terceira rodada. Conclusão: O instrumento elaborado foi validado e pode contribuir na implementação e avaliação de intervenção educativa com a enfermagem a fim de levar ao aprimoramento e melhor controle da hipotermia perioperatória. |
Abstract: | Perioperative hypothermia is a problem that accounts for a proportion of postoperative complications that can be preventable and controlled. It occurs in more than 70% of surgical patients, being a concern for the health team. In view of this, the construction and validation of an Instrument for the implementation and evaluation of educational interventions containing NOC results and indicators, NIC interventions and activities, questions and answers that seek to assess knowledge about perioperative hypothermia directed to the nursing staff. lead to the improvement and better control of this problem. Objective: To construct and validate an instrument for evaluating ongoing educational interventions in NIC through criteria adapted from NOC results and indicators, aimed at perioperative prevention and control of hypothermia. Method: Methodological study of quantitative approach. The instrument was developed from the AORN, NICE and ASPAN Guidelines on perioperative hypothermia, based on the theoretical basis of the NIC and NOC and the clinical experience of the authors. The Delphi technique for content validation was used, with the participation of 12 judges in the first round and ten in the second round. For validation, a validator form elaborated in an online tool was used and considered as agreement ≥ 0. 8, which was analyzed using the content validation index and binomial test. Results: In the first round of the seven Instrument items evaluated by the judges none reached the established IVC, being reformulated after the suggested changes and submitted to the second round in which the IVC ranged from 0.8 to 1.00. Of these, the approved criterion that obtained the lowest value was “content” for items three and four, and the highest value was “objectivity” which obtained in six of the seven maximum score items (1.00) and one item with 0.90. The others obtained CVI from 0.9 to 1.0, a satisfactory score that did not indicate the need for a third round. Conclusion: The elaborated instrument was validated and can contribute to the implementation and evaluation of educational intervention with nursing in order to lead to the improvement and better control of perioperative hypothermia. |
Palavras-chave: | Hipotermia Enfermagem perioperatória Enfermagem em sala de cirurgia Estudo de validação Enfermagem perioperatória Terminologia padronizada da enfermagem Enfermagem de centro cirúrgico Segurança do paciente Validation studies Hypothermia Perioperative nursing Standardized nursing terminology Operating room nursing Patient safety |
área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Enfermagem |
Citação: | LORDELO, Daniela de Souza. Construção e validação de instrumento para avaliação de intervenções educativas sobre hipotermia perioperatória: associação de sistemas padronizados de linguagem. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15000 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Enfermagem |
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