Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15033
Tipo de Documento: | Produto educacional |
Título : | Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto (Produto educacional) |
Autor : | Vieira, Késia Cristina dos Santos |
Fecha de publicación : | 2021 |
Director(a): | Barbosa, Celso José Viana |
Resumen: | O movimento circular (MC), em especial, o estudo da aceleração centrípeta é, constantemente, apresentado de forma mecanicista, não havendo possibilidade de se construir o aprendizado de forma construtiva e tendo o discente como protagonista deste processo. Diante disso, este produto educacional apresenta uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) que torna factível a compreensão dos conceitos físicos que alicerçam o MC como uma proposta para o Ensino Remoto, podendo ainda ser adaptada para a perspectiva presencial. Esta TLS integra a metodologia de IpC com o uso de ferramentas tecnológicas (TICs), de modo a potencializar o aprendizado de forma interativa. Esta TLS é desenvolvida considerando a Taxonomia da Bloom revisada como referência na construção dos objetivos de aprendizagem. Mediante isso, este produto tem como objetivo, inicialmente, o nível do lembrar, no que concerne aos conceitos de trajetória, grandezas vetoriais, período e frequência. Após esta etapa, tem-se como propósito construir o aprendizado do conceito de Movimento Circular e as grandezas envolvidas na descrição deste movimento como: Aceleração Centrípeta e Aceleração Tangencial. Para uma melhor compreensão do desenvolvimento estrutural desta sequência didática, ela foi dividida em 03 momentos, sendo estes subdivididos em etapas. |
Palabras clave : | Ensino de física Sequência de ensino-aprendizagem Ensino remoto Movimento circular Instrução pelos Colegas (IpC) Produto educacional |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Es parte de: | Uma sequência de ensino-aprendizagem : movimento circular como proposta para o ensino remoto |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física |
License: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15033 |
Aparece en las colecciones: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
KESIA_CRISTINA_SANTOS_VIEIRA-Prod_Educacional.pdf | 5,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.