Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15039
Tipo de Documento: | Produto educacional |
Título : | Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física (Produto educacional) |
Autor : | Moura, Felipe Esteves |
Fecha de publicación : | 2020 |
Director(a): | Ribeiro, Tiago Nery |
Resumen: | Nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, o Ministério da Educação - MEC vem buscando métodos inovadores de estratégias de ensino, com o intuito de que os alunos aprendam a interligar os assuntos, associando-os com o dia a dia. Nesse sentido: "Os jogos e brincadeiras são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento. Permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe, utilizando a relação entre cooperação e competição em um contexto formativo." (BRASIL, 2002, p. 56). Com efeito, o jogo de tabuleiro representa uma alternativa dinâmica no processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos a percepção da existência de outras ferramentas de conhecimento tão interativas quanto às adquiridas através das novas tecnologias e do uso da internet. Neste sentido, a experiência com o jogo lúdico de tabuleiro resgata um aprendizado através de “jogos que acompanham a humanidade há muito tempo” (DUARTE, 2012, p. 1), representando uma novidade considerando que esta geração pertence à era digital. O tema escolhido para trabalhar com o jogo de tabuleiro foi o Consumo de Energia Elétrica Residencial. Justifica-se a escolha por notarmos dificuldades dos alunos em correlacionar o aprendizado em sala com o cotidiano; por acreditar que consumo elétrico residencial tem um bom potencial de ser um tema para ser discutido na realidade da sala de aula; além de entender que, se o aluno tiver uma competência de usar esse conhecimento em sua casa e conscientizar outras pessoas, não irá apenas reduzir a conta de energia elétrica da residência, mas também contribuirá com o meio ambiente. O jogo de tabuleiro, com seu caráter lúdico, possui todas as características necessárias para realizar uma conexão importante entre a teoria e a prática. |
Palabras clave : | Ensino de física Jogo lúdico Consumo de energia elétrica residencial Eletricidade residencial Jogo de tabuleiro Produto educacional |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Es parte de: | Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre a temática do consumo de energia elétrica residencial no contexto da sala de aula de física |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física |
License: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15039 |
Aparece en las colecciones: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIPE_ESTEVES_MOURA-Prod_Educacional.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.