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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15090
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | O que é que a Modern family tem? Autoetnografia de uma proposta de trabalho para aulas de língua inglesa |
Autor : | Cruz, Solange Xavier |
Fecha de publicación : | 24-ago-2021 |
Director(a): | Souza, Marlene de Almeida Augusto de |
Resumen: | Nessa pesquisa, narro experiências vividas durante o processo de elaboração de uma Sequência Didática para as aulas de Língua Inglesa de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Essas narrativas, de cunho subjetivo e, concomitantemente, reflexivo-teórico, têm por objetivo geral analisar e descrever o percurso de elaboração de uma Sequência Didática que visa problematizar as diferentes estruturas familiares da contemporaneidade a partir do primeiro episódio do seriado de TV Modern Family. Utilizei a autoetnografia como estratégia metodológica da pesquisa qualitativa, porque sua abordagem reconhece e acomoda a subjetividade e as vivências do pesquisador na pesquisa (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011; JONES; ADAMS; ELLIS, 2016.). Assim, como âncora teórica, essa pesquisa buscou referências nos estudos sobre os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; DUBOC, 2011, 2015; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011), letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011, 2011b; CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MONTE MÓR, 2000, 2014, 2015; JORDÃO, 2013), identidades (HALL; SILVA, 2000), gênero (COSTA; SILVERA; MADEIRA, 2012; FURLAN; MÜLLER, 2013; LOURO, 1997, 2000, 2008; SCOTT, 1995) e família (CACCIACARRO; MACEDO, 2018; CANIÇO et al., 2010; CASTELLS, 1999, GIMENO, 2001), que serviram de suporte para a elaboração da proposta pedagógica. Narrar esse percurso foi ao mesmo tempo um trabalho de autoconhecimento e ressignificação, entendendo a relevância de minhas experiências, meus saberes e fazeres como professora e pesquisadora. Meu propósito não foi estabelecer um modelo de prática a ser seguido, mas promover possíveis diálogos com outros professores e profissionais da educação, partindo do individual para outras experiências e saberes, a fim de expandir perspectivas e (des)construções de sentidos, em decorrência de uma avaliação crítica de nossas práticas. |
Resumen : | In this research, I narrate experiences lived during the process of elaborating a Didactic Sequence for English Language classes in a public school in the State of Bahia. These narratives, subjective and, at the same time, reflexive-theoretical, have as general objective to analyze and describe the course of elaboration of a Didactic Sequence that aims to problematize the different family structures of contemporaneity from the first episode of the TV series Modern Family. I used autoethnography as a methodological strategy for qualitative research because its approach recognizes and accommodates the researcher's subjectivity and experiences in research (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011; JONES; ADAMS; ELLIS, 2016.). Thus, as a theoretical anchor, this research sought references in studies on multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2016; DUBOC, 2011, 2015; KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011), critical literacy (MENEZES DE SOUZA, 2011, 2011b; CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MONTE MÓR, 2000, 2014, 2015; JORDÃO, 2013), identities (HALL; SILVA, 2000), gender (COSTA; SILVERA; MADEIRA, 2012; FURLAN; MÜLLER, 2013; LOURO, 1997 , 2000, 2008; SCOTT, 1995) and family (CACCIACARRO; MACEDO, 2018; CANIÇO et al., 2010; CASTELLS, 1999, GIMENO, 2001), who served as support for the development of the pedagogical proposal. Narrating this path was at the same time a work of self-knowledge and resignification, understanding the relevance of my experiences, my knowledge and practices as a teacher and researcher. My purpose was not to establish a practice model to be followed, but to promote possible dialogues with other teachers and education professionals, starting from the individual to other experiences and knowledge, to expand perspectives and (de)constructions of meanings, as a result of a critical assessment of our practices. |
Palabras clave : | Língua inglesa Ensino de língua inglesa Etnologia Famílias Letramento Televisão Seriados Autoetnografia Família contemporânea Modern Family (Série de televisão) Multiletramentos Letramento crítico Autoethnography Contemporary family Multiliteracies Critical literacy |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Citación : | CRUZ, Solange Xavier. O que é que a Modern family tem? Autoetnografia de uma proposta de trabalho para aulas de língua inglesa. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15090 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras |
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