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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15092
Document Type: | Dissertação |
Title: | Estratégias metodológicas para o ensino de matemática : inclusão de um aluno autista no ensino fundamental |
Authors: | Camargo, Erica Daiane Ferreira |
Issue Date: | 11-Feb-2020 |
Advisor: | Givigi, Rosana Carla do Nascimento |
Resumo : | O ensino e a aprendizagem de Matemática enfrentam muitos desafios na atualidade, apresentando um alto índice de reprovação nas escolas. No contexto da Educação Inclusiva, esse cenário é ainda mais complicado, sendo necessárias mudanças de paradigmas, técnicas, métodos, recursos e estratégias para que o aluno desenvolva o potencial de aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo desta dissertação é analisar estratégias metodológicas necessárias à mediação do processo de ensino e aprendizagem no caso de um aluno com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada é a pesquisa-ação colaborativa-crítica. Foi realizada numa escola da rede regular de ensino, onde foram feitas visitas semanais durante 12 meses. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, além de reuniões com professores e trabalho colaborativo em sala de aula. Para registro, o diário de campo foi o instrumento utilizado, seguido da elaboração de relatórios descritivoanalíticos. Como resultados, por sua vez, destacam-se: a necessidade de envolvimento da gestão da escola no processo inclusivo; há lacunas no diálogo entre o professor da sala de Atendimento Educacional Especializado e da sala de aula regular; são necessárias estratégias específicas e uso de recursos de Comunicação Alternativa; com estratégias diferenciadas, o aluno, independentemente de seu diagnóstico de autismo, pode adquirir conceitos matemáticos e desenvolver as funções mentais superiores; marcas históricas do preconceito sobre a capacidade de aprender da pessoa com deficiência precisam ser superadas, entre outras. Conclui-se que, ao compreender as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e utilizar estratégias metodológicas diferenciadas, é possível que o aluno com TEA aprenda e esteja incluído no sistema escolar e na sociedade. |
Abstract: | Mathematics teaching faces a lot of challenges nowadays. It shows a high index of school failure. In the Inclusive Education context, this field is still more complicated. Therefore, it is necessary to change paradigms, techniques, methods, resources, and strategies so that the student develops your skills potential. This thesis aims to analyze methodological strategies that are needed to mediate the process of learning and teaching in cases of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD). It is qualitative research whose method used is action research as critical-collaborative research. The research was realized at a regular school where weekly visitations were made for 12 months. To this research activation, the data collection instrument was a participant observation, reunion with teachers and collaborative work at the classroom of a student. To registration, was used the field diary and descriptive analytical reports. As results, stand out: the necessity of the management involvement at the inclusive process; there are gaps in the dialog between the teacher of the Specialized Educational Assistance (EEA) class and the regular class; there are the necessity of specifics strategies for the use of Alternative Communication; independent of the autism diagnostic the student can get mathematics concepts and develop the mental superior functions if differentiated strategies are used; historic marcs of prejudices about the capacity of learning to the student with disorder need to be overcome. It concludes that, when understand the difficulties founded ate the teaching and learning process of Mathematics and when utilizes differentiated methodological strategies, it is possible that the student with ASD learn and be included at the scholar system and in the society. |
Keywords: | Educação Educação em Sergipe Ensino de matemática Educação inclusiva Aprendizagem Matemática Autistas Transtorno do Espectro Autista (TEA) Pesquisa-ação Inclusive education Mathematic Autism spectrum disorder Action research |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Sponsorship: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CAMARGO, Erica Daiane Ferreira. Estratégias metodológicas para o ensino de matemática : inclusão de um aluno autista no ensino fundamental. 2020. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15092 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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