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Document Type: Dissertação
Title: Influenciadores digitais : novas relações de trabalho e disciplinamento da força de trabalho
Authors: Santos, Ivaldo Oliveira
Issue Date: 30-Aug-2021
Advisor: Barbosa, Vilma Soares de Lima
Resumo : Este trabalho visa analisar o desenvolvimento das atividades dos influenciadores digitais, como um reflexo imediato do momento de transformação em que vive nossa sociedade e da forma como pensamos o trabalho, com a evolução do paradigma da sociedade da disciplina para a sociedade do desempenho, que foca no indivíduo, consumo e comercialização do próprio Eu. Desprovidos de uma regulação que acompanhe o desenvolvimento de suas atividades, o objeto empírico desta análise busca compreender como os influenciadores digitais entendem o trabalho que exercem e se estes se organizam coletivamente para construir um marco legal para a proteção de suas atividades. Para coleta de dados, foi feito o uso da observação, análise documental e de vídeos, revisão de literatura sobre o tema, além da entrevista de atores que executam suas atividades nos ciberespaços. Utilizamos também a metodologia desenvolvida por Gabriel Tarde, visando compreender como se realiza o engajamento utilizado pelos Influenciadores Digitais para mobilizar seus seguidores e como esse processo de formação de um público se origina para estabelecer suas bases teóricas, além da análise de conteúdo que nos permitiu uma pesquisa aprofundada acerca das mensagens de comunicação de massa. Buscamos averiguar, portanto, a natureza das atividades exercidas por esses atores para sinalizar os elementos de coalisão entre eles e, assim, identificar subsídios que possam articular suas lutas pela regulamentação e reconhecimento dessa nova modalidade de trabalho. Assim nos deparamos com uma realidade marcada por contradições. O resultado que obtivemos da pesquisa confirma a hipótese levantada, no sentido de que o Direito, como um produto cultural, se mostra realmente ineficaz em acompanhar as novas relações de trabalho que se constroem na conjuntura social. Contudo, para que a legislação avance na proteção desses agentes, se fará necessário não apenas compreender a natureza das atividades exercidas por esses atores, mas também será preciso desconstruir essa identidade criada pelo novo espírito do capitalismo que fortemente se irradia nas redes, fazendo-os enxergar sua profissão como algo totalmente desconectado dos aparatos legais preexistentes.
Abstract: This paper aims to analyze the development of the activities of digital influencers, as an immediate reflection of the moment of transformation in which our society lives and the way we think about work, with the evolution of the paradigm of the discipline society to the performance society, which focuses on the individual, consumption and commercialization of the self. Lacking a regulation that accompanies the development of their activities, the empirical object of this analysis seeks to understand how digital influencers understand the work they do and if they organize collectively to build a legal framework for the protection of their activities. For data collection, we used observation, documentary and video analysis, literature review on the theme, and interviews with actors who perform their activities in cyberspaces. We also used the methodology developed by Gabriel Tarde, aiming to understand how the engagement used by Digital Influencers to mobilize their followers takes place, and how this process of forming an audience originates in order to establish its theoretical basis, in addition to content analysis, which allowed us to conduct an in-depth research about mass communication messages. We have tried to investigate, therefore, the nature of the activities carried out by these actors in order to identify the elements of coalition among them and, thus, identify subsidies that can articulate their struggles for the regulation and recognition of this new modality of work. Thus, we are faced with a reality marked by contradictions. The result that we obtained from the research confirms the hypothesis raised, in the sense that the Law, as a cultural product, is really ineffective in keeping up with the new work relations that are being built in the social conjuncture. However, for the legislation to advance in the protection of these agents, it will be necessary not only to understand the nature of the activities performed by these actors, but it will also be necessary to deconstruct this identity created by the new spirit of capitalism that strongly radiates in the networks, making them see their profession as something totally disconnected from the pre-existing legal apparatuses.
Keywords: Influenciadores digitais
Internet
Plataformas digitais
Sociedade
Trabalho
Digital influencers
Digital platforms
Society
Work
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Sociologia
Citation: SANTOS, Ivaldo Oliveira. Influenciadores digitais : novas relações de trabalho e disciplinamento da força de trabalho. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15109
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

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