Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15154
Tipo de Documento: Dissertação
Título: O processo de inclusão dos estudantes surdos no Instituto Federal de Sergipe: uma análise sob a perspectiva da abordagem sociológica e comunicacional do discurso
Autor(es): Rodrigues, Josefa Gilvânia Barbosa Souza
Data do documento: 27-Ago-2020
Orientador: Pedrosa, Cleide Emília Faye
Coorientador: Santos, Paulo Sérgio da Silva
Resumo: Quando consideramos as questões sociais que envolvem a comunidade surda e a educação inclusiva no Brasil, vemos que, apesar dos avanços legais, ainda existem limitações, seja na rede educacional pública ou privada. Por conta disso, no presente trabalho, nos propusemos a investigar o processo de inclusão dos estudantes surdos no Instituto Federal de Sergipe através da análise de documentos que tratam do provimento de Intérpretes de Libras pelo IFS, verificando se há dissonância entre a legislação e as práticas institucionais. Nesta pesquisa qualitativo-interpretativa, nos valemos do legado teórico de autores ligados à Análise Crítica do Discurso, como Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003, 2008), Van Dijk (1997, 2008), Wodak (2003, 2009), Magalhães (2001), Ramalho (2006), Resende (2009) e Pedrosa (2012). Também recorremos aos estudos empreendidos por Gesser (2009), Dorziat et al. (2011), Souza et al. (2014), Abreu (2016), entre outros, a respeito dos surdos e do Direito Linguístico, através do qual se assegura a Libras como primeira língua dessa comunidade e o Português como língua escrita. Seguindo o percurso metodológico, para a análise discursiva textualmente orientada do corpus, fizemos considerações de cunho linguístico e sociodiscursivo. A vertente linguística foi amparada pela Gramática Sistêmico-Funcional, com seu sistema de Avaliatividade; já o critério sociodiscursivo foi oportunizado pela Análise Crítica do Discurso e sua corrente nacional – a Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Os resultados da pesquisa demonstraram que, entre 2014 e 2018, a principal barreira enfrentada pelos surdos que estudaram no IFS foi a comunicacional, abrangendo desde a ausência do Tradutor e Intérprete de Libras até a contratação desse profissional mediante determinação judicial, após iniciadas as aulas, prejudicando esses discentes. Verificamos, também, que essa não contratação ou a morosidade em contratar e a dificuldade em manter o Intérprete na instituição foram ocasionadas por barreiras atitudinais de gestão interna, aliadas a barreiras legais advindas da União.
Abstract: When we consider the social issues surrounding the deaf community and access to education in Brazil, we see that, despite legal advances, there are still barriers to effective inclusion, whether in public or private educational network. Because of this, in the present work, we set out to investigate the process of inclusion of deaf students at the Federal Institute of Sergipe through the analysis of documents dealing with the provision of Libras Interpreters by IFS, checking if there is a dissonance between legislation and institutional practices. In this qualitative-interpretative research, we took into account the theoretical legacy of authors linked to Critical Discourse Analysis, such as Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003, 2008), Van Dijk (1997, 2008), Wodak (2003, 2009), Magalhães (2001), Ramalho (2006), Resende (2009) and Pedrosa (2012). We also resort to studies undertaken by Gesser (2009), Dorziat et al. (2011), Souza et al. (2014), Abreu (2016), among others, regarding the deaf and Linguistic Law, through which Libras is guaranteed as the first language of this community and Portuguese as a written language. Following the methodological path, for the textually oriented discursive analysis of the corpus, we made linguistic and sociodiscursive considerations. The linguistic aspect was supported by the Systemic-Functional Grammar, with its Evaluative system; on the other hand, the sociodiscursive criterion was provided by the Critical Discourse Analysis and its national current - the Sociological and Communicational Approach to Discourse. The results of the research showed that, between 2014 and 2018, the main barrier faced by the deaf who studied at the IFS was communicational, ranging from the absence of the Libras Translator and Interpreter to the hiring of the latter by court order, after classes started, harming these students. We also verified that this non-hiring or the delay in hiring and the difficulty in keeping the Interpreter in the institution were caused by internal attitudinal management barriers, allied to legal barriers from the Union.
Palavras-chave: Análise crítica do discurso
Sociolinguística
Educação inclusiva
Surdos
Educação
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia de Sergipe
Inclusão
Estudantes surdos
Instituto Federal de Sergipe
Direito linguístico
Análise crítica do discurso
Abordagem sociológica e comunicacional do discurso
Inclusion
Deaf students
Federal Institute of Sergipe
Linguistic law
Critical discourse analysis
Sociological and communicational approach to discourse
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: RODRIGUES, Josefa Gilvânia Barbosa Souza. O processo de inclusão dos estudantes surdos no Instituto Federal de Sergipe: uma análise sob a perspectiva da abordagem sociológica e comunicacional do discurso. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15154
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSEFA_GILVANIA_B_S_RODRIGUES.pdf7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.