Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15180
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Da festa da chegada ao carnaval itinerante : uma abordagem fotoetnográfica sobre o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira
Autor : Freire, Paulo Airton Maia
Fecha de publicación : 30-ago-2021
Director(a): Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza
Resumen: O trabalho teve como referência empírica o grupo de Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata-PE. Entre as várias festividades realizadas pelo maracatu, tomo como ponto central a “festa da chegada” que ocorre no domingo de carnaval e que por meio desse ato celebrativo preparam os brincantes para os dias seguintes do carnaval. Entre os vários personagens que fazem parte da brincadeira, o “caboclo de lança” tem o protagonismo de minha atenção e reflexão, uma vez que ele sintetiza a alegria e a luta constante da história que marca a região da Mata Norte pernambucana, onde realizei a pesquisa. Segundo o que será abordado neste trabalho, esse personagem expressa um conjunto de elementos estéticos, corporais e sociais. A fim de mostrar essa relação entre corpo, festa e visualidades, parto de duas perspectivas fundamentais: a perspectiva da festa, à luz de teorias antropológicas sobre festas; e a da compreensão de fotoetnografia, de Luiz E. R. Achutti, para tratar sobre o corpo ritualizado do caboclo de lança que incorpora várias narrativas cotidianas de luta, criatividade, exploração de sua mão de obra, mistérios e festividades. Foi essa perspectiva que me levou à construção de uma narrativa visual sobre o maracatu.
Resumen : This research work was an empirical study reference about the “Cambinda Brasileira”, a Rural maracatu group, from Nazaré da Mata municipality, Pernambuco State. Among the various festivities held by Maracatu, we realized the "festa da chegada" as the most important one. It takes place on Carnival Sunday presentations. This celebratory act prepares the players for the following Carnival days. There are many characters that are part of the celebration, among then, the "caboclo de lança" had an important place of my attention and reflection. With his performances, he synthesizes the joy and constant resistance that mark the history of the Zona da Mata of Pernambuco state, where my research work took place. We will study, in this work about how this character expresses some aesthetic, corporal and social elements. With the purpose of showing the relationship between body, festival and visualities, we started from two fundamental point of views: the perspective of the festival, in accordance with the anthropological theories about festivals; and the Luiz E. R. Achutti “photoethnography” comprehension, to deal with the ritualized body of the “caboclo de lança” that incorporates diverse daily narratives of resistance, fight, creativity, exploration of his work, mysteries and festivities. It was the perspective that led me to build a visual narrative about the Maracatu.
Esta investigación tuvo como referencia empírica al grupo Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata-PE. Entre las diversas festividades que realiza el “maracatu”, tomo como punto central la “Festa da Chegada” (“fiesta de llegada”), que tiene lugar el domingo de carnaval y que, a través de este acto de celebración, prepara a los jugadores para los siguientes días de carnaval. Entre los diversos personajes que forman parte de la fiesta, el "caboclo de lanza" tiene el protagonismo de mi atención y reflexión, una vez que él sintetiza la alegría y la lucha constante de la historia que caracteriza la región de la “Mata Norte” en Pernambuco, donde se realizó la investigación. De acuerdo con lo que se discutirá en este trabajo, este personaje expresa un conjunto de elementos estéticos, corporales y sociales. De modo a mostrar esta relación entre cuerpo, fiesta y visualidades, parto de dos perspectivas fundamentales: la “perspectiva de la fiesta”, a la luz de las teorías antropológicas sobre fiestas; y la comprensión de la fotoetnografia, según Luiz E. R. Achutti, para abordar el cuerpo ritualizado del “caboclo de lanza” que incorpora las diversas narrativas cotidianas de lucha, creatividad, exploración de su labor, misterios y festividades. Ha sido esta perspectiva que me ha llevado a la construcción de una narrativa visual sobre el maracatu.
Palabras clave : Antropologia visual
Cultura popular
Maracatu
Pernambuco
Etnologia
Festas folclóricas
Fotoetnografia
Festas
Visual anthropology
Photoethnography
Festival
Popular culture
Antropología visual
Fotoetnografía
Fiesta
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Antropologia
Citación : FREIRE, Paulo Airton Maia. Da festa da chegada ao carnaval itinerante : uma abordagem fotoetnográfica sobre o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira. 2021. 174 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15180
Aparece en las colecciones: Mestrado em Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAULO_AIRTON_MAIA_FREIRE.pdf23,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.