Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15210
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O lugar do gênero discursivo no Celpe-Bras: o contraste entre reportagens em circulação no Sudeste e no Nordeste brasileiro
Autor : Araújo, Débora Simões
Fecha de publicación : 31-may-2021
Director(a): Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumen: O Celpe-Bras é o exame oficial do Brasil que certifica a proficiência em português brasileiro como língua estrangeira. Está dividido em uma parte oral e uma escrita, cujos textos de apoio são gêneros discursivos autênticos e midiáticos em geral. Tendo em vista que o Brasil é um país de dimensão continental, este trabalho visa a identificar se há representação de todas as regiões do país no exame, logo surge o problema desta pesquisa, a saber: entender a relação entre o gênero preponderante, reportagem, encontrado no Celpe-Bras e a representatividade que esse gênero tem em relação à diversidade do português brasileiro. A partir disso, toma-se como objetivo investigar os impactos de um gênero discursivo presente no exame Celpe-Bras para entender as possibilidades de registro da diversidade do português brasileiro. Esta análise está pautada no conceito bakhtiniano de estilo e se dará por meio da comparação entre dois corpora, o que será realizado com base na metodologia quanti-qualitativa. A análise busca compreender a organização dos documentos oficiais do Celpe-Bras. Inicialmente, os corpora desta pesquisa são constituídos por reportagens retiradas do material de insumo do exame e de sites de jornais nordestinos. Assim, após separar todas as reportagens utilizadas nos mais de vinte anos do exame, foram coletadas reportagens de circulação nordestina com conteúdo temático similar, a fim de observar se, ao abordar as temáticas, os materiais se distinguem quanto ao estilo do gênero, com especial interesse pela representatividade do Nordeste nos insumos que compõem as provas. Trata-se de uma investigação documental que reúne e tem como aporte teórico os conceitos de exame de proficiência e tarefa, os quais são importantes para o entendimento de como o Celpe-Bras está estruturado (BROW, 2005; SCARAMUCCI, 2000, 2001, 2012; WIDDOWSON, 1991; ZANÓN, 1999). Para tratar do conceito de gênero discursivo, foram usados os trabalhos de Bakhtin (1997, 2016 [1952-1953]), Fiorin (2016) e Rojo (2005). A literatura mais específica sobre o estilo neste trabalho é formada principalmente por Bakhtin (2013 [1942-1945], 2016 [1952-1953]), Volóchinov (2017[1929]), Fiorin (2016) e Azevedo (2018). Como resultados, constatou-se o predomínio do gênero reportagem em relação aos demais gêneros discursivos presentes no exame. Ademais, foi averiguado que, entre as reportagens presentes no material de insumo do CelpeBras e em circulação nordestina, doravante corpora desta investigação, há diferença entre os estilos que as compõe. Com relação ao estilo, este trabalho tomou como base analítica um uso linguístico específico, a voz passiva analítica, haja vista que o estilo do gênero corresponde aos usos linguísticos presentes nele. A diferença de estilos entre um mesmo gênero discursivo de regiões diferentes provocou a discussão deste trabalho em torno da limitação de gênero predominante no escopo do material de insumo das tarefas III e IV do exame Celpe-Bras.
Resumen : Celpe-Bras is the official exam of Brazil which certifies the proficiency in Brazilian Portuguese as a foreign language. It is divided in an oral and a written part and whose extra texts are authentic and mediatic discursive genres. Given that Brazil has a continental dimension, this work aims to identify if there is a representation of all the regions of the country, ergo the problem of this research emerges, which is: understanding the relation between the preponderant, report, genre found in the Celpe-Bras e the representativeness that this genre has in relation to the diversity of Brazilian Portuguese. From that point, the goal set is the investigation of the impacts of a discursive genre present in the Celpe-Bras exam to understand the possibilities of record of the Brazilian Portuguese diversity. This analysis is ruled in the bakhtinian’s concept of content (BAKHTIN, 2013 [1942-1945]) and will be done through a comparison between two corpora, which will be realized based on the quantitativequalitative methodology. The analysis aims to comprehend the organization of the official documents of Celpe-Bras. At first, the corpora of this research are constituted of reporting taken from the input material of the exam and from websites of northeastern newspapers. Thus, after separating all this reporting used in the more than twenty years of exam, reporting was collected from the northeastern area of circulation with similar thematic content, in order to observe if, when approaching the thematic, the material distinguishes itself regarding the content of genre, with special interest in the representativeness of the northeast in the input that composes the exams. It is a documental investigation which contains and has as theoretical contribution the concepts of proficiency exam and activity, both important to the understanding of how the Celpe-Bras is structured (BROW, 2005; SCARAMUCCI, 2000, 2001, 2012; WIDDOWSON, 1991; ZANÓN, 1999). In order to deal with the concept of discursive genre, the works from Bakhtin (1997, 2016 [1952-1953]), Fiorin (2016) and Rojo (2005) were used. The more specific literature about the content in this work is formed mainly by Bakhtin (2013 [1942-1945], 2016 [1952-1953]), Volóchinov (2017 [1929]), Fiorin (2016) and Azevedo (2018). As for results, it was verified the predominance of the reporting genre in relation to the other discursive genres present in the input of Celpe-Bras and in the northeast area of circulation, henceforth corpora of this investigation, there is a difference between the styles that composes it. Regarding the style, this work took as analytical basis a specific linguistic usage, the analytical passive voice, considering that the style of genre corresponds to the linguistics uses contained in it. The difference of styles between the same discursive genre in different regions sparked the debate of this work around the limitation of the predominant genre in the goal of the input material of activities III and IV of the Celpe-Bras exam.
Palabras clave : Celpe-Bras
Gênero discursivo
Reportagem
Estilo
Discursive genre
Reporting
Style
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Letras
Citación : ARAÚJO, Débora Simões. O lugar do gênero discursivo no Celpe-Bras: o contraste entre reportagens em circulação no Sudeste e no Nordeste brasileiro. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15210
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DEBORA_SIMOES_ARAUJO.pdf1,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.