Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15238
Document Type: Dissertação
Title: Da sociedade disciplinar à sociedade de controle : protagonismos e caminhos da educação diante das mudanças de regimes de poder
Authors: Carvalho, Lucas de Oliveira
Issue Date: 13-Feb-2020
Advisor: Feldens, Dinamara Garcia
Resumo : Este trabalho buscou trazer um exercício teórico do conceito de poder através da sociedade disciplinar de Michel Foucault e da sociedade de controle de Gilles Deleuze. Almejamos refletir como a escola, enquanto instituição da modernidade, está sendo impactada por alterações na lógica de funcionamento das relações de poder a partir da atualização de uma sociedade disciplinar para uma sociedade de controle e como isso tem penetrado e atingido a sua autonomia e soberania enquanto instituição de confinamento. Tendo em vista que o poder na sociedade de controle atua em modo “aberto”. Ou seja, fora da lógica de confinamento típica da sociedade disciplinar a qual a escola foi instituída. Buscamos – através da análise da relação e das tensões institucionais entre a escola e a família, da produção e da regulamentação de novas formas de violência e da atuação de dois movimentos políticos, a escola sem partido e as recentes ocupações dos secundaristas – trazer indícios que têm caracterizado esse processo de atualização e de transformação que tem permeado a escola.
Abstract: This work sought to bring a theoretical exercise of the concept of power through the disciplinary society of Michel Foucault and the control society of Gilles Deleuze. We aim to reflect how the school, as an institution of modernity, is being impacted by changes in the logic of functioning power relations with the updating of a disciplinary society to a society of control. And how it has penetrated and achieved its autonomy and sovereignty as an institution of confinement. Since power in the controlling society acts in an "open" mode. That is, outside the logic of confinement typical of the disciplinary society to which the school was instituted. We seek through the analysis of the relationship and institutional tensions between school and family, the production and regulation of new forms of violence and the performance of two political movements, the school without party and the recent occupations of the secondary, bring clues who have characterized this process of updating and transformation that has permeated the school.
Keywords: Educação
Ensino
Política e educação
Sociologia educacional
Disciplina escolar
Poder
Poder disciplinar
Sociedade de controle
Escolas
Power
Disciplinary power
Society of control
School
Education
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Lucas de Oliveira. Da sociedade disciplinar à sociedade de controle : protagonismos e caminhos da educação diante das mudanças de regimes de poder. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15238
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS_OLIVEIRA_CARVALHO.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.