Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15291
Tipo de Documento: Monografia
Título : [R] existência: população LGBTQIA+ no espaço público de Aracaju/SE
Autor : Silva, Matheus Meira Rebouças
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Director(a): Tavares, Maria Cecília Pereira
Resumen: Existe um discurso que os espaços públicos são de todos, tornando assim a cidade democrática e igualitária, mas o planejamento e as características da sociedade levam a um espaço excludente com a população LGBTQIA+. Quando a cidade é projetada para ser ocupada por um sujeito universal: homem, branco, heterossexual, com plenas condições físicas e financeiras, isso faz com que o ambiente urbano traga experiências diferentes para os grupos que não se enquadram nesses padrões, principalmente no país onde mais ocorrem crimes contra a população LGBTQIA+. O presente trabalho tem como tema a ocupação do espaço público por essa população e suas implicações no direito e vivência da cidade com foco na cidade de Aracaju/ SE. Já que é notória a luta dos grupos sociais minoritários pelo direito à cidade, respeito e contra a proibição formal ou informal da utilização dos espaços públicos. Passando desde a teorização de como a cidade excludente está sendo produzida, negando assim a vivência plena da cidade, e o histórico de luta da população LGBTQIA+ para criar uma cidade mais democrática. O estudo tem como objetivo analisar a ocupação que a população LGBTQIA+ faz dos espaços públicos de Aracaju/SE. Utilizando o método da pesquisa etnográfica para o estudo dessa comunidade e sua relação com os espaços públicos, através de questionários feito por meio da plataforma Google Formulários, observação participativa do autor e análise de fotos e outras mídias. Percebendo assim que a forma de manifestação e ocupação proposta pelo Gaymado Aju tem como base a apropriação do espaço público como forma de resistência e afirmação do direito à cidade, de uma forma alegre, divertida e pacífica, criando um espaço de integração e inserção da população LGBTQIA+ na cidade de Aracaju/SE. A presença desses corpos na cidade é um elemento fundamental na construção de um espaço urbano democratico. Mostrando assim o potencial do espaço público em ser um local diverso e democrático, apresentando as convivências e os conflitos que formam a cidade.
Palabras clave : Arquitetura
Espaços públicos
Minorias sexuais
Homossexuais
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citación : SILVA, Matheus Meira Rebouças. [R] existência: população LGBTQIA+ no espaço público de Aracaju/SE. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15291
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Matheus_Meira_Rebouças_Silva.pdf58,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.