Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15348
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Uso de letras de samba-enredo como instrumento auxiliar ao ensino de história em turmas do 9° ano do ensino fundamental – uma possibilidade |
Autor(es): | Silva, Ricardo Oliveira da |
Data do documento: | 13-Jul-2021 |
Orientador: | Santos, Fábio Alves dos |
Resumo: | O presente trabalho aborda a possibilidade de uso de letras de samba-enredo como instrumento auxiliar ao ensino de História em turmas do 9.º ano do Ensino Fundamental. A escolha deste tema se dá pelo encanto subjetivo do autor desta produção pelas escolas de samba e, consequentemente, pelos sambas-enredo que as norteiam nos desfiles. Embora alguns trabalhos existam tratando de samba, carnaval e história, longe está o tema de esgotar-se. Eis aí a justificativa para esta produção, a variedade de sambas-enredo, que narram os mais diversos temas, certamente rende ainda muito. Pode este trabalho contribuir para o ensino de História, em especial, a partir das narrativas históricas. Este objetiva principalmente demonstrar o uso de letras de samba-enredo como ferramentas auxiliares ao ensino de História no ensino fundamental das séries finais, uma vez que foi o mesmo desenvolvido em uma unidade Escolar do interior do Estado da Bahia que atende exclusivamente a esta modalidade de ensino. Além disso, buscou-se demonstrar e propor o uso de letras destes como parte da metodologia de ensino de História, por meio da elaboração de sequencias didáticas na qual a BNCC e a proposta do trabalho alinhem-se. Nesta produção deste trabalho, recorreu-se não só pesquisa bibliográfica, mas também a experimentação da proposta, afetada, diga-se de passagem, pela pandemia mundial. Ainda assim, a crença na possibilidade da utilização de letras de samba-enredo, no ensino de História a partir de comparação de narrativas, segue estando ficado o trabalho das sequencias didáticas na comparação entre narrativas. |
Abstract: | The present work addresses the possibility of using samba-enredo lyrics as an auxiliary instrument for the teaching of History in classes of the 9th year of Elementary School. The choice of this theme is due to the subjective charm of the author of this production for the samba schools and, consequently, for the samba-plots that guide them in the parades. Although some works exist dealing with samba, carnival and history, the theme of running out is far. Here is the justification for this production, the variety of samba-enredo, which narrate the most diverse themes, certainly still yields a lot. Can this work contribute to the teaching of History, in particular, from the historical narratives. This mainly aims to demonstrate the use of sambaenredo lyrics as auxiliary tools for the teaching of History in elementary school of the final series, since it was the same developed in a school unit in the interior of the State of Bahia that exclusively attends to this modality of education. teaching. In addition, we sought to demonstrate and propose the use of these letters as part of the teaching methodology of History, through the elaboration of didactic sequences in which the BNCC and the proposal of the work are aligned. In this production of this work, not only bibliographic research was used, but also the experimentation of the proposal, affected, by the way, by the world pandemic. Even so, the belief in the possibility of using samba-plot lyrics in the teaching of History from the comparison of narratives, the work of the didactic sequences remains in the comparison between narratives. |
Palavras-chave: | História Ensino de história Carnaval Canções e música Samba Escolas de samba Saberes históricos no espaço escolar Aprendizagem histórica Sequência didática Narrativas Samba-enredo Historical knowledge in the school space Historical learning Didactic sequence Narratives Samba-plot |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | SILVA, Ricardo Oliveira da. Uso de letras de samba-enredo como instrumento auxiliar ao ensino de história em turmas do 9° ano do ensino fundamental – uma possibilidade. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15348 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RICARDO_OLIVEIRA_SILVA.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.