Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15462
Tipo de Documento: Tese
Título: Col@b formacional com as culturas digitais : tecendo redes docentes interativas e colaborativas
Autor(es): Santos, Sandra Virgínia Correia de Andrade
Data do documento: 25-Mai-2021
Orientador: Ferreira, Simone de Lucena
Resumo: No contexto das culturas digitais, a formação docente ainda persiste na ótica da formação “para o uso de”, com processos específicos e padronizados, marcando uma concepção de formação centrada no domínio imediatista dos dispositivos. Com base nisso, esta tese parte da compreensão de que, para que sejam tecidos novos fazeressaberes, é preciso criar, na escola, espaçostempos formacionais, em que professores se encontrem implicados com suas realidades e em um processo de diálogo e reflexão com as tecnologias enquanto artefatos culturais. Esse entendimento suscitou as seguintes questões da e na pesquisa: Como os professores experienciam as culturas digitais em espaçostempos formacionais que se abrem às emergências do seu cotidiano? Como e quais fazeressaberes são mobilizados e/ou (re)criados? Quais potencialidades emergem nesses espaçostempos formacionais? Diante dessas provocações, este estudo objetivou compreender os espaçostempos formacionais com as culturas digitais abertos ao acontecimento, procurando entender como a formação é tecida quando se abre aos seus problemas, a suas ideias, às necessidades, dilemas e possibilidades. Para a tessitura deste estudo, tomei como base referenciais teóricos que contribuíram para a discussão de uma formação aberta ao cotidiano docente, buscando, inclusive, romper com a visão clássica de ciência, diante da multiplicidade do fenômeno estudado. Assim, a abordagem teórico-metodológica escolhida foi a pesquisa-formação, uma perspectiva pautada na imersão e reflexão tanto do sujeito quanto do próprio pesquisador, cujo olhar se dá em dupla direção. Em sintonia, mergulhei nos pressupostos epistemológicos da complexidade, da multirreferencialidade e dos cotidianos, em diálogo com as culturas digitais e com a formação de professores. Este estudo foi realizado em uma escola pública municipal na cidade de Tobias Barreto, no estado de Sergipe, e contou com a coautoria de 16 professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental. Em sua tessitura, criamos o Col@b Formacional, dispositivo formativo instituído junto aos app-diários de itinerância e à com-versação mediada. Após toda essa imersão e as experiências vividas conjuntamente com os professores, emergiram três noções subsunçoras, que considero os achados e sentidos da pesquisa: espaçostempos de com-versações multirreferenciais; redes docentes de colaboração e de cocriação e tessitura formativa dos atos de currículo, sendo esta última desdobrada em narrativas experienciais e de criação; e autorias plurais e formação cidadã. Nesse sentido, depreendo que a formação de professores em atuação e situada no contexto das culturas digitais quando aberta às emergências do cotidiano docente potencializa a interatividade e a colaboração, possibilitando a cocriação de atos de currículo carregados de múltiplas possibilidades para aprenderensinar. Esse movimento vivenciado e experienciado na pesquisa aponta para uma perspectiva de formação que pode ressignificar as práticas docentes com as tecnologias digitais, referenciada em um exercício implicado com seus próprios contextos, em uma perspectiva flexível, aberta e inventiva.
Abstract: In the context of digital cultures, teacher training still persists in the view of training "for the use of", with specific and standardized processes, marking a conception of training centered on the immediate domain of the devices. Based on this, this thesis is based on the understanding that, in order to weave new know-how, it is necessary to create, at school, formational spacetime, in which teachers find themselves involved with their realities and in a process of dialogue and reflection with technologies as cultural artifacts. This understanding raised the following research questions: How do teachers experience digital cultures in formational spaces that are open to the emergences of their daily lives? How and which know-doings are mobilized and/or (re)created? What potentialities emerge in these formational spaces? Facing these provocations, this study aimed to understand the formational spacetimes with digital cultures open to the happening, trying to understand how the formation is woven when it opens to their problems, their ideas, their needs, dilemmas and possibilities. For the weaving of this study, I took as my basis theoretical references that contributed to the discussion of an open training to the daily life of teachers, even trying to break with the classical view of science, given the multiplicity of the phenomenon studied. Thus, the theoretical-methodological approach chosen was research-training, a perspective based on the immersion and reflection of both the subject and the researcher themselves, whose gaze takes place in two directions. In tune with this, I immersed myself in the epistemological assumptions of complexity, multireferentiality, and everyday life, in dialogue with digital cultures and teacher education. This study was carried out in a public school in the municipality of Tobias Barreto, in the state of Sergipe, and had the co-authorship of 16 elementary school Portuguese Language teachers. In its weaving, we created the Col@b Formacional, a formative device created together with the itinerancy appdiaries and the mediated com-versation. After all this immersion and the experiences lived together with the teachers, three subsuming notions emerged, which I consider the findings and meanings of the research: spacetime of multireferential com-versations; teacher networks of collaboration and co-creation and formative weaving of the acts of curriculum, the latter unfolded in experiential and creative narratives; and plural authorship and citizen formation. In this sense, I infer that the training of teachers in action and situated in the context of digital cultures when open to the emergence of the daily teaching potentiates interactivity and collaboration, enabling the co-creation of curriculum acts loaded with multiple possibilities for learning-teaching. This movement lived and experienced in the research points to a perspective of training that can re-signify teaching practices with digital technologies, referenced in an exercise implicated with its own contexts, in a flexible, open and inventive perspective.
Palavras-chave: Educação - estudo e ensino
Tobias Barreto (SE)
Professores - formação
Prática de ensino
Inovações educacionais
Comunicação e educação
Tecnologia educacional
Curriculum acts
School daily life
Digital cultures
Teacher formation
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Sandra Virgínia Correia de Andrade. Col@b formacional com as culturas digitais : tecendo redes docentes interativas e colaborativas. 2021. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15462
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA_VIRGINIA_CORREIA_ANDRADE_SANTOS.pdf6,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.